Life Sciences Healthcare Health Safety Facebook LinkedIn Youtube Instagram Instagram WhatsApp Pin Telefone E-mail Filtro Made with love by Platz"

Sem dúvida, não conseguimos prever e nem imaginar a quantidade de riscos presentes no ambiente hospitalar. Aliás, o local que sofre com grandes índices de infecções e contaminação cruzada, deve receber atenção intensificada nos processos que visam manter a limpeza do ar. Além disso, a saúde dos pacientes que sofrem com problemas respiratórios merece atenção. Por falar nisso, o filtro HEPA é um item que pode fazer a diferença neste tipo de ambiente, especialmente no tratamento de pessoas que estão enfrentando a ventilação mecânica.

Quer saber o que ele é e como funciona?

Então, continue a leitura e descubra mais informações sobre a solução!

O que é um filtro HEPA?

Para começar, vamos explicar o que é este material.

O filtro HEPA, tem um nome que vem da abreviação de High Eficiency Particulate Air e é traduzido por Alta Eficiência na Filtração das partículas do ar, pois deve filtrar com eficácia acima de 99,97% das impurezas.

Desse modo, a solução é capaz de eliminar ácaros, vírus e diferentes bactérias. Aliás, o material conta com tecnologia que separa as partículas e é a melhor aposta para quem quer garantir um ar mais puro e saudável dentro de um ambiente totalmente fechado.

Além disso, é importante explicar que o filtro HEPA da GVS foi validado para remover as seguintes bactérias:

  • Tuberculose e Hepatite A, B e C, que contam com diâmetro acima de 27 nm;
  • Influenza H1NI, com diâmetro de 0,6 mícrones;
  • De acordo com pesquisas especializadas, os filtros também são eficazes contra SARS.

Como funciona o filtro HEPA?

Agora que revelamos o que é o filtro HEPA, não podemos deixar de citar como o filtro funciona para a proteção de pacientes que estão sob ventilação mecânica.  

Então, o que faz a diferença neste item são a espessura do filtro, o diâmetro dos fios, o tipo de material e a concentração das fibras, que, juntos, permitem a retenção de partículas contaminantes minúsculas.

Aliás, isso acontece por conta de três funcionalidades que agem de forma combinada nesta solução, eliminando os riscos e promovendo melhorias no ar. Veja quais são elas:

  • Interceptação: quando as partículas seguem o fluxo do ar, acabam entrando em contato com a fibra e ficando presas a ela;
  • Impacto: identificado quando as partículas de grandes dimensões, que estão seguindo o fluxo de ar, se chocam com as fibras. Mas, vale explicar que este impacto aumenta com a diminuição da separação entre as fibras, assim como, quando a velocidade do fluxo aumenta;
  • Difusão: por fim, a colisão entre as moléculas de gás e as partículas menores, evitam a passagem de micromoléculas através do filtro e tornam o bloqueio de microrganismos ainda mais eficiente.
Filtro HEPA: descubra o que é e como funciona

Conheça os modelos da GVS

Conforme citamos ao longo do texto, a utilização do filtro HEPA pode representar uma melhoria significativa no ar inalado pelos pacientes sob ventilação mecânica. Pois, é possível reduzir de forma considerável as infecções transmitidas no local.

Mas, agora queremos apresentar duas soluções da nossa marca, que atendem diversas necessidades de filtração em anestesia e terapia intensiva, além de serem desenvolvidas de acordo com os mais altos padrões de qualidade.

Da mesma forma, os itens são utilizados em pacientes onde as vias respiratórias superiores são transpostas por uma via respiratória artificial traqueal, e o paciente perde a habilidade natural de filtrar e umidificar o ar inspirado.

O Filtro Mecânico HEPA Plissado, por exemplo, conta com membrana hidrofóbica, desenvolvida com microfibras revestidas de cerâmicas.

Além disso, por ser plissado, ele aumenta a superfície filtrante e reduz a resistência no fluxo durante a ventilação.

Já o Filtro Mecânico HEPA Plissado Trocador de Calor e Umidade, tem em sua composição a espuma HME, que além das vantagens citadas no item acima, garante ainda maximização da troca de calor e umidade.

Assim, é possível proporcionar mais conforto ao paciente.

Aliás, nossos filtros ECO MAXIPLEAT HEPA oferecem retenção bacteriana e viral, graças ao diafragma plissado que proporciona alta eficiência durante o período de utilização de até 48 horas para um único paciente.

Por fim, também fornecemos diferentes combinações com traqueias para satisfazer as mais variadas necessidades e aplicações.

Então, se você deseja conferir mais detalhes dos nossos filtros ou conhecer outros itens da nossa linha para área médica, clique aqui e confira!

E se gostou do nosso texto, continue acessando o blog da GVS. Pois, em breve teremos novos conteúdos como este!

Aliás, te indicamos uma matéria muito interessante sobre os equipamentos e técnicas da fisioterapia respiratória para cuidar dos pulmões dos pacientes. Leia agora mesmo!