Life Sciences Healthcare Health Safety Facebook LinkedIn Youtube Instagram Instagram WhatsApp Pin Telefone E-mail Filtro Made with love by Platz"

Dentro de sua ampla diversidade, o universo da terapia se mostra essencial em nossas vidas. Isso porque é através dela que conseguimos prevenir e tratar diversos problemas, dos pés ao pulmão. Contudo, para que isso aconteça, além de um profissional capacitado, outros fatores são preponderantes. No que diz respeito à prevenção e à recuperação de disfunções pulmonares, os equipamentos e as técnicas de fisioterapia respiratória precisam ser adequados.

No texto de hoje você vai conhecer mais sobre esses equipamentos e técnicas, entendendo mais sobre a fisioterapia respiratória e sua importância, com base na matéria do blog Shopfisio.

A fisioterapia respiratória

Seja para ajudar em situações a curto prazo, como rinite e sinusite, por exemplo. Ou então, para tratar doenças crônicas, como asma, bronquite, enfisema, bronquiectasia, fibrose cística, pneumonia, atelectasia. O objetivo dos equipamentos e das técnicas de fisioterapia respiratória é reduzir os desconfortos dos pacientes.

Técnicas de fisioterapia respiratória

As técnicas utilizadas são decididas a partir do quadro clínico de cada paciente. Para cada caso, alguns tipos de procedimento são mais recomendados. Sendo assim, para obter os melhores resultados, é fundamental que o fisioterapeuta avalie com cuidado cada caso, de modo a traçar as melhores estratégias para o tratamento.

Exercícios respiratórios

Apesar de se demonstrarem simples, os exercícios respiratórios são de suma importância para o tratamento de algumas doenças, bem como a pneumonia severa e o acúmulo de secreção pulmonar, que pode ocorrer após cirurgias que requerem repouso absoluto, por exemplo.

Nesses casos, portanto, o quadro do paciente é analisado pelo fisioterapeuta, que supervisiona a execução dos exercícios indicados. Para contribuir para a melhor execução dos exercícios, dispositivos respiratórios costumam ser usados. Como por exemplo:

  • incentivadores respiratórios: podem ser classificados por fluxo ou por volume (que mensura volumes inspirados durante o exercício);
  • terapia com pressão positiva: utiliza dispositivos que mantém o pulmão expandido durante o exercício, a partir da geração de fluxo de ar ou por resistência de orifício.

Higiene brônquica

Algumas pessoas retém secreção e buscam facilitar sua mobilização e eliminação, através da tosse. Elas também costumam ser encaminhados à fisioterapia respiratória, mas com a recomendação específica da higiene brônquica.

Como o nome sugere, a higiene brônquica trata-se da limpeza do sistema respiratório. E, para executá-la, as técnicas utilizadas são as seguintes:

  • drenagem postural: onde o posicionamento do paciente se aproveita da gravidade, favorecendo a drenagem da secreção;
  • manobras manuais: onde são utilizadas técnicas como a percussão, a vibrocompressão e a tosse assistida;
  • expiração com pressão positiva: conta com dispositivos capazes de exercer pressão expiratória. Desse modo, a eliminação da secreção via tosse é facilitada.
técnicas de fisioterapia respiratória

Equipamentos para fisioterapia respiratória

Filtro eletrostático

Possui uma membrana eletrostática projetada para filtrar com alta capacidade e não causar resistência ao fluxo de respiração. Dessa forma, é uma solução econômica para quem busca um filtro antibacteriano/viral simples e eficaz.

Sendo assim, ele é facilmente manuseável, graças a sua forma arredondada, e é uma ótima alternativa para procedimentos anestésicos curtos, com utilização de até 24 horas para um paciente.

Os filtros eletrostáticos estão disponíveis nos seguintes modelos, nas versões adulto e pediátrico:

  • 1 – Filtro Eletrostático Adulto para CIPAP / BPAP;
  • 2 – Filtro Eletrostático Adulto FlowBac com acesso Capnógrafo.
  • 3 – Filtro Eletrostático Adulto com acesso Capnógrafo.

Filtros Hepa Plissado

São filtros mecânicos, que contam com uma membrana hidrofóbica, feita a partir de microfibras cerâmicas plissadas. Dessa forma, a superfície filtrante aumenta, e, consecutivamente, o filtro apresenta menor resistência ao fluxo e maior tempo de vida útil, graças a sua maior área de filtração.

São úteis em anestesias e terapia intensiva, permitem economias na gestão de equipamentos quando usados com sabedoria, já que protegem o paciente e os dispositivos de ventilação da contaminação cruzada no circuito respiratório, evitando danos e estendendo o seu tempo de vida útil.

Possui um período de utilização de 48 horas para um paciente.

Os filtros Hepa Plissados estão disponíveis nos seguintes modelos:

  • Filtros Hepa Plissado Conexão Angular;
  • Filtro Hepa Plissado Conexão Reta;
  • Filtros Hepa Plissado Trocador de Calor e Umidade.

HMEF Filtro Trocador de Calor e Umidade

É responsável por realizar a troca de calor e umidade em pacientes. É utilizado em anestesias, ventilação assistida, terapia intensiva ou cirurgia.
Ele retém a umidade e calor presentes no ar expirado.

Em seguida eles são liberados, fornecendo aquecimento e umidificação dos gases inspirados de volta. Dessa forma, os pacientes mantêm seu sistema respiratório umedecido, evitando ressecamento e sangramentos.

Os filtros HMEF estão disponíveis nos seguintes modelos, nas versões adulto e pediátrico:

  • 1 – Filtro HMEF Trocador de Calor e Umidade Adulto;
  • 2 – Filtro HMEF Trocador de Calor e Umidade Pediátrico;
  • 3 – Filtro HMEF Trocador de Calor e Umidade Neonatal.

A linha Medical da GVS também conta com outros produtos, que são:

  • Cathether Mounts, são conectores extensíveis que permitem maior conforto ao paciente. Isso porque ele absorve a tração e torção vinda do circuito de ventilação;
  • HME Traqueostomia, é o HME especial para pacientes traqueostomizados com respiração espontânea;
  • Filtro eletrostático para espirometria (Prova de Função Pulmonar);
  • Bocal convencional e flexível para os filtros eletrostáticos para espirometria;
  • Clip nasal.

Neste texto você pôde conhecer mais sobre os equipamentos e as técnicas de fisioterapia respiratória. Quer aprender mais? Então leia a nossa matéria sobre a Pneumologia na Ventilação Mecânica!