Life Sciences Healthcare Health Safety Facebook LinkedIn Youtube Instagram Instagram WhatsApp Pin Telefone E-mail Filtro Made with love by Platz"

Durante a pandemia do novo Coronavírus, os cuidados para amenizar a proliferação da doença foram constantemente difundidos, em diversos ambientes, por exemplo, o uso de filtro HEPA durante o tratamento.

Isso porque, como já sabemos, o vírus tem uma enorme capacidade de se espalhar em diversas superfícies.

Dessa forma, os hospitais e postos de atendimento, especializados para auxiliar os enfermos, tiveram que redobrar os esforços destinados a assepsia das áreas.

Para isso, o uso de produtos como o álcool gel 70%, entre outras diversas opções, foi muito difundido em ambientes como esse.

Além disso, em casos graves, que necessitam de internação, o uso de filtros que impedem a dispersão de aerossóis no ar, são de extrema importância.

Assim, a contaminação do ambiente, equipe e demais pessoas que circulam nessas áreas, pode ser evitada, além de contribuir para a proteção do próprio paciente.

Por isso, vamos abordar neste texto, a importância do filtro HEPA para a segurança dos seus pacientes e das áreas destinadas para o tratamento, em casos graves de Coronavírus.

Então, se tem dúvidas sobre o assunto, continue a leitura e saiba tudo sobre o tema!

Principais recomendações

Na nota técnica Nº 04/2020, emitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), são especificados os procedimentos para serviços de saúde.

Por exemplo, meios de preservação e controle dos processos, para extinguir as formas de dispersão de aerossóis, contendo o patógeno.

De acordo com a ANVISA, as indicações para evitar a contaminação por SARS-Cov-2, são:

  • Disponibilização de quarto privativo;
  • Ambientes bem ventilados;
  • Uso de unidade de isolamento respiratório, com pressão negativa;
  • Utilização de filtro HEPA ( High Efficiency Particulate Arrestance).

Isso porque, o dispositivo, além de realizar a retenção de partículas, presentes no circuito de ventilação mecânica, impede a proliferação de aerossóis no ambiente.

Dessa forma, evitando que o paciente realize a transmissão do patógeno para as pessoas que circulam pela área de risco, como: enfermeiros e médicos.

Outra recomendação da agência reguladora, é sobre a aplicação do filtro. De acordo com a nota técnica emitida, a aplicação do dispositivo deve ser feita diretamente no reanimador mecânico.

Desse modo, evitando o sistema de ventilação manual em casos como os de pacientes afetados pelo COVID-19.

Além disso, por se tratar de um tratamento demorado, que pode resultar em níveis altos de secreção, o uso do filtro HEPA, pode ajudar na manutenção da umidade do circuito respiratório.

Dessa forma, evita-se que a secreção, comumente, presente no tubo endotraqueal, resseque e obstrua a passagem de ar.

Filtro respiratório HEPA

Agora que já sabemos o quão importante é esse dispositivo, precisamos saber como o filtro HEPA age para a proteção dos seus pacientes.

Esse filtro é composto por uma membrana cerâmica, o que garante maior capacidade de filtração mecânica de vírus e bactérias.

Dessa forma, o dispositivo garante uma filtração mais eficiente, quando comparado a outros dispositivos, pois, retém cerca de 99,97% das impurezas presentes no circuito respiratório.

Mas, afinal, como funciona o filtro HEPA?

O produto realiza a retenção das impurezas, através dos fios e a concentração de fibras, que podem variar.

Dessa forma, o filtro realiza essa retenção por meio de três processo, que são eles: interceptação, impacto e difusão.

Desse modo, o dispositivo intercepta as partículas pequenas e gera impacto nos particulados grandes, o que pode variar dependendo da espessura dos poros entre as fibras do filtro.

Por fim, a difusão aumenta a eficiência no processo de filtragem. Pois, com o choque entre as moléculas de gás e as partículas menores, auxilia no bloqueio da passagem de micromoléculas.

Assim, através do próprio processo de filtragem, o dispositivo aprimora constantemente sua eficácia para a proteção do paciente.

Conte com as soluções da GVS

Como mencionado ao longo do texto, a utilização de filtros HEPA pode aprimorar a eficácia nos tratamentos contra SARS-Cov-2.

Além disso, seu uso é recomendado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o que já contribui para a comprovação de sua importância.

Por isso, vamos apresentar a para você, duas soluções, presentes em nosso catalogo, que ajudaram a manter a segurança dos pacientes de Covid-19 durante o tratamento.

O primeiro, é o Filtro Mecânico HEPA Plissado, utilizado nos casos em que a via respiratória é transposta por um sistema respiratório artificial traqueal.

Ou seja, nos casos em que o paciente não pode realizar sozinho as funções respiratórias, sendo necessária intervenção médica.

Além disso, os filtros mecânicos HEPA possuem uma membrana hidrofóbica, que são plissadas para aumentar a superfície filtrante.

Outro componente, presente em nosso catalogo, é o Filtro Mecânico HEPA Plissado Trocador de Calor e Umidade, que apresenta os mesmos benefícios do anterior, com a diferença do trocador de calor e umidade.

Desse modo, a espuma HME, como é chamada, realiza a função de manutenção da umidade e calor das vias respiratórias do paciente.

Esse componente, auxilia no conforto do infectado que passa pelo processo de intubação, além de assegurar que a secreção, presente no tubo endotraqueal, não resseque e bloqueie a passagem do ar.

Vale ressaltar, que a troca dos dispositivos deve ser realizada, respeitando o período de uso, no máximo a cada 48 horas.

Além disso, os dispositivos não podem ser reaproveitados e, devem ser jogados em lixo específico ao final do seu uso.

Temos à disposição, uma vasta gama de equipamentos que aprimoram e otimizam os tratamentos em caso de COVID-19, que atendem as mais diversas necessidades e aplicações.

A GVS

A GVS é uma das maiores empresas do mundo no ramo de filtração, direcionados para diferentes setores industriais.

Estamos sempre prontos, para atender da melhor forma as necessidades da sua equipe, seja para a disponibilização de EPIs ou equipamentos que garantam a segurança de pacientes.

Para isso, contamos com processos que passam por constante desenvolvimento e verificações de qualidade rigorosas.

Em nosso site, você pode conhecer toda a nossa linha de produtos e saber mais sobre como nós podemos te ajudar, clique aqui e descubra.

Quer entender mais sobre os as determinações oficiais para a realização de procedimentos como a intubação traqueal ou, saber mais sobre componentes que proporcionam segurança aos seus pacientes?

Acesse nosso blog e fique por dentro de tudo sobre o tema!

Referência

NOTA TÉCNICA GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020 (ANVISA)