Life Sciences Healthcare Health Safety Facebook LinkedIn Youtube Instagram Instagram WhatsApp Pin Telefone E-mail Filtro Made with love by Platz"

Os EPIs (Equipamentos de proteção Individual) são constituídos por dispositivos que visam a proteção do trabalhador que realiza atividade de risco. Desse modo, seu uso é importante para garantia da integridade física dos funcionários.

Antes de tudo, para falarmos sobre como utilizar de forma efetiva esses itens, é necessário entender qual a norma que designa a aplicação de segurança individual na realização de trabalhos que possam causar risco à integridade física do profissional.

Portanto, tendo isso em mente, hoje vamos falar sobre a Norma Regulamentadora 06 e mostrar como definir a necessidade de equipamentos de proteção individual. Além disso, vamos revelar quais devem ser utilizados e quais os melhores meios para garantir que todas as medidas de segurança sejam seguidas.

Então, se você se interessou pelo assunto, continue a leitura e tire todas as suas duvidas!

Norma Regulamentadora n° 6

A lei regulamentadora n° 6 (ou NR6), determina as melhores práticas para estabelecer a segurança dos funcionários por meio do uso de equipamentos que visam essa proteção. Em outras palavras, estabelece quais os equipamentos e quais a situações indicadas para cada um, além de definir o manuseio e testes de qualidade para garantir sua efetividade.

Mas, afinal, o que são os equipamentos de proteção individual?

Os EPIs, regimentados pela NR6 são utilizados para a proteção de profissionais que realizam trabalhos de alto riscos. Entre esses dispositivos, estão listados:

Óculos de proteção

Importantes para a proteger a retina contra poeira, fragmentos provenientes de trabalhos com madeira ou ferro e no manuseio de produtos químicos;

Calçados específicos

Auxiliam na integridade física do profissional que realiza atividades com risco de contato com produtos nocivos para a pele, além de evitar maiores problemas em quedas acidentais de objetos em seus pés.

Mascara de proteção

Contribui para a integridade respiratória do colaborador. Aliás, um dos fatores de maior importância no momento de estabelecer os riscos do ambiente é definir a necessidade de proteção respiratória dependendo de sua finalidade, pode proteger contra poeira, inalação de agentes biológicos e químicos;

EPIs_ Você está usando o seu conjunto corretamente

Protetores faciais

Também conhecidos como Face Shield, podem ser utilizados junto às máscaras de proteção para aumentar sua efetividade, já que impedem o contato de objetos sólidos ou produtos químicos e biológicos com o rosto de quem manuseia;

Protetores auditivos

São utilizados em atividades insalubres que podem danificar a audição do profissional; geralmente em forma de abafadores de som para impedir maiores efeitos do barulho de máquinas, por exemplo;

Capacete de segurança

Proteção utilizada em ambientes onde existe o risco de queda de objetos; embora comum em áreas de construção, não esta restrito a esse tipo de ambiente;

Colete de sinalização

Utilizado para indicar a presença de pessoas em locais com baixa incidência de luz, já que possui faixas refletoras que sinalizam quando são iluminadas.

Como definir quais os EPIs necessários para a minha empresa?

Existem diversas situações diferentes, dentro de inúmeros setores específicos, que necessitam do uso de EPIs.

Então, a melhor forma de definir as necessidades da sua empresa é realizar uma análise de risco. Assim, é possível observar de forma mais clara quais os pontos de maior atenção que devem ser levados em conta na tomada de medidas preventivas.

Dessa forma, é possível definir quais as possibilidades durante a execução de uma tarefa de risco e se planejar para evitar acidentes ou situações que prejudiquem a gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST).

Como montar o meu formulário de analise de risco?

Os formulários utilizados nesse tipo de análise, podem variar dependendo das atividades realizadas, contudo, existem alguns campos que devem ser levados em conta na maioria das análises de risco. Entre eles estão:

  • O serviço que será executado;
  • Quem vai realizar;
  • Quais os riscos que a atividade proporciona;
  • Quais as formas de contenção deste risco;
  • Além de determinar local, prazo e responsáveis.

Como você pode aplicar?

Entre as obrigações do empregador, estão a aquisição de EPIs de qualidade, que possuam o Certificado de Aprovação (CA), emitido pelo órgão competente, assim garantindo, qualidade e eficiência.

Bem como, exigir o uso por todos os profissionais que realizem atividades que ofereçam riscos à sua saúde, além de oferecer treinamentos e palestras que demonstrem a importância da sua utilização.

Além disso, é responsabilidade do contratante ficar atento a integridade dos EPIs e observar a necessidade de trocas. Do mesmo modo, ele deve comunicar o órgão responsável por verificar o cumprimento das regras estabelecidas pela NR6 ao sinal de qualquer irregularidade.

CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), obrigatória em empresas com mais de 50 funcionário, de acordo com NR5, tem como objetivo colocar representantes dos empregados e empregador para dialogarem sobre a segurança no ambiente de trabalho.

Em outras palavras, cria-se um setor que é responsável por analisar e relatar possíveis riscos à integridade física dos funcionários, por meio de campanhas informativas e verificação do uso dos EPIs e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs).

Portanto, a CIPA é um dos melhores mecanismos para você estabelecer o uso correto dos equipamentos de proteção individual e conscientizar sobre o seu uso, e dessa forma, obter retorno dos próprios colaboradores.

Mas, afinal, por que aplicar EPIs na minha empresa?

Em síntese, além de proporcionar um ambiente mais seguro, garantindo a integridade física dos funcionários, os EPIs, antes de mais nada, ajudam na redução de custos com multas indenizatórias em situações de serviço insalubre que podem gerar lesões permanentes ou temporárias.

Do mesmo modo, há uma redução de custos em pagamentos adicionais por atividades que podem oferecer riscos ao empregado. Mas, é importante ressaltar que apenas fornecer o equipamento de proteção individual ao funcionário não é suficiente.

Igualmente, é necessário fiscalizar sua utilização e incentivar o seu uso, já que é comum observar funcionários sem os seus respectivos EPIs, alegando desconforto em sua utilização.

Dessa forma, treinamentos de uso e armazenamento para estender a vida útil do equipamento e palestras que demonstrem a importância de sua utilização devem ser consideradas, além de advertências em caso de má utilização, mediante as circunstâncias citadas.

Quais são as responsabilidades do funcionário?

Igualmente, há alguns pontos que o empregado deve levar em conta durante a utilização dos seus equipamentos de proteção individual e devem ser ministrados pelo empregador de forma didática, visando o melhor entendimento.

  • Destinar os respectivos EPIs para suas finalidades, sem comprometer sua eficácia com atividades desnecessárias;
  • Se responsabilizar pela conservação do seu equipamento, mantendo o material em seu melhor estado;
  • Verificar a usabilidade de seus equipamentos e notificar o empregador ao menor sinal de irregularidade;
  • Cumprir aquilo que for determinado pelo empregador durante a jornada de trabalho, no que diz respeito ao uso de equipamentos de proteção individual.

Como citado acima, esses são os principais tópicos que devem ser observados pelo empregado. Mas, sempre é bom ressaltar a responsabilidade do empregador em instruir para que essas medidas sejam seguidas da melhor forma possível.

A GVS                                                                               

Fundada em 1979, a GVS é líder no mercado de fabricação e comercialização de filtros utilizados nos mais diversos setores, dedicando seus esforços no desenvolvimento de tecnologias que a fizeram alcançar alta qualidade e inovação em seu catálogo de produtos.

Assim, por meio de nossos produtos promovemos segurança e bem-estar nos mais diversos ambientes.

Descubra mais sobre a nossa história e soluções acessando o nosso site!