Life Sciences Healthcare Health Safety Facebook LinkedIn Youtube Instagram Instagram WhatsApp Pin Telefone E-mail Filtro Made with love by Platz"

De fato, o ambiente industrial pode apresentar alguns riscos para a saúde dos funcionários. É comum que esses riscos apareçam, pois enquanto os colaboradores trabalham normalmente são expostos a substâncias químicas e outras questões que podem comprometer sua saúde. Por isso, no texto de hoje vamos falar sobre a importância da proteção respiratória na sua empresa. Confira!

Avaliação de riscos respiratórios

Sem dúvida, fazer a avaliação dos riscos respiratórios é uma tarefa muito importante para definir a necessidade de utilizar máscaras e outros itens para proteção respiratória. Desse modo, a análise correta inclui algumas etapas, como por exemplo:

  • Avaliação dos perigos presentes no ambiente de trabalho;
  • Análise de quais produtos de proteção podem ser utilizados no local;
  • Consideração da aplicação dos equipamentos que visam proteger os funcionários nas tarefas realizadas.

Equipamento de proteção respiratória

Inegavelmente, os equipamentos de proteção respiratória são indispensáveis para quem atua em ambientes que emitem contaminantes nocivos no ar, principalmente em ambientes pequenos e mais fechados. Isso porque os gases se propagam de forma rápida e há uma quantidade menor de oxigênio no local. Além disso, quando esses itens são utilizados de forma correta algumas doenças ocupacionais são evitadas, já que muitas delas são causadas pela inalação de poeira, fumaças, névoas, gases e vapores.

proteção respiratória

Por que a empresa deve investir neste cuidado?

Primeiramente, é importante ressaltar que apostar em medidas de proteção respiratória é fundamental para garantir a saúde dos colaboradores. A principal vantagem em utilizar equipamentos adequados é ter funcionários mais seguros em suas funções. Desse modo, vale destacar que como resultado deste investimento, a produtividade aumenta, já que a equipe trabalha mais motivada.

Além disso, os equipamentos auxiliam na reputação da empresa, pois demonstra responsabilidades sociais no ambiente de trabalho. Sem dúvida, essa postura é muito admirada e valorizada no mundo corporativo e faz com que o negócio seja lembrado por ações positivas.

Por fim, trabalhar com foco na proteção respiratória ajuda a reduzir custos com multas e indenizações. Afinal, a prática reduz riscos de possíveis acidentes envolvendo a inalação de substâncias prejudiciais.

GVS

O Grupo GVS é um dos maiores produtores mundiais de filtros e componentes para aplicações nos setores médico, laboratorial, comercial, industrial e outros segmentos.

Entre os produtos da empresa estão equipamentos de EPI para proteção respiratória, que atendem quatro categorias, sendo elas:

  • P1: poeiras;
  • P2: poeiras, névoas e fumos;
  • P3: poeiras, névoas, fumos e radionuclídeos;
  • Químicos: cartuchos e proteção para gases.

Gostou do nosso texto sobre proteção respiratória? Continue acessando o nosso blog, pois em breve teremos novas matérias como essa!