Life Sciences Healthcare Health Safety Facebook LinkedIn Youtube Instagram Instagram WhatsApp Pin Telefone E-mail Filtro Made with love by Platz"

A microfiltração tangencial é um processo de separação por membranas no qual o fluxo de alimentação passa paralelamente à superfície da membrana, ao invés de perpendicularmente a ela, como na filtração convencional. Assim, este método se distingue pelo caminho que o fluido toma: ao invés de forçar todo o fluido através da membrana, o fluxo é dividido em dois, o permeado, que passa através da membrana, e o retentado, que não passa e continua no sistema, paralelo à membrana.

Ao longo deste texto você vai conferir os benefícios da microfiltração tangencial e como a GVS atua com alta qualidade neste processo. Continue a leitura e aproveite!

Como funciona a microfiltração tangencial?

A microfiltração tangencial funciona por meio de um processo onde o fluido a ser filtrado passa paralelamente à superfície da membrana filtrante. O que se opõe por completo em relação à filtração direta, no qual a fruição é perpendicular. 

Sendo assim, o método tangencial usa a diferença de pressão para forçar a separação dos componentes do fluido. Isso ajuda a minimizar o acúmulo de material retido sobre a superfície da membrana — processo conhecido domo fouling — e mantém a eficiência do processo ao longo do tempo. 

Em resumo, o processo de microfiltração tangencial opera da seguinte forma: 

  1. Preparação do Fluxo de Alimentação

Introduz-se no sistema de filtração o fluido que pode conter solutos de diferentes tamanhos dissolvidos em um solvente.

  1. Fluxo Paralelo à Membrana

Posteriormente, o fluido passa paralelamente à superfície da membrana com auxílio de uma bomba que mantém um fluxo constante e controla a pressão no sistema.

  1. Separação

Com o movimento do fluido pela membrana, os componentes de baixo peso molecular e o solvente atravessam-na, formando o permeado. Já os componentes maiores movem-se junto ao fluxo do fluido e formam o concentrado ou retentado.

  1. Remoção de Permeado e Retentado

Em seguida, coleta-se o permeado em um recipiente separado. Trata-se do produto filtrado, que contém os componentes que passaram pela membrana. Já o retentado (produto com componentes maiores) pode ser recirculado, maximizando a recuperação de solutos ou descartado. 

  1. Limpeza e Manutenção

Por fim, pode-se remover quaisquer acumulações na superfície da membrana para manter a eficiência da filtração. Mas, vale lembrar que os procedimentos de limpeza dependem do tipo de membrana e da natureza do fluido.

Fotografia profissional em fábrica com máscara.

Características gerais da filtração tangencial 

A filtração tangencial é particularmente útil para processos que dependem da separação e purificação de misturas complexas, oferecendo numerosos benefícios quando comparada com métodos tradicionais de filtração. 

Diminuição do Fouling 

Reduz o acumulo de partículas e biomoléculas na superfície da membrana (fouling), graças ao fluxo contínuo e paralelo à superfície da membrana, que varre as partículas retidas e mantém sua eficiência.

Eficiência e Produtividade

Com a membrana relativamente livre de bloqueios, aumenta-se a eficiência da filtração, possibilitando o processamento de volumes maiores de forma contínua.

Concentração e Purificação 

A filtração tangencial é particularmente eficaz na concentração de soluções e na remoção de contaminantes de baixo peso molecular. 

Redução de Custos

A vida útil prolongada da membrana e a redução na frequência de substituição ou limpeza resultam em economia com manutenção e demais gastos operacionais a longo prazo.

Operação Contínua

Ao evitar paradas recorrentes, aumenta-se a produtividade e reduz-se o tempo de inatividade.

Sustentabilidade

Finalmente, por efeito da eficiência melhorada e do consumo reduzido de insumos, o processo resulta em menor impacto ambiental. 

Microfiltração tangencial da GVS

Reconhecida por sua inovação e excelência em soluções de filtração, A GVS oferece tecnologia de microfiltração tangencial de alta qualidade, por meio de uma combinação de design sofisticado, materiais de qualidade superior, bem como o foco na sustentabilidade e eficiência. 

Usamos, exclusivamente, materiais avançados nas membranas de filtração, que não só oferecem excelente performance de separação, como também resistência a uma ampla gama de produtos químicos e condições de processo. 

Aliado a isso, os produtos de microfiltração tangencial da GVS são projetados para maximizar a eficiência da filtração e minimizar o fouling, por meio de um design que facilita o fluxo paralelo e contínuo. O resultado é uma operação eficiente e garantia de manutenção da qualidade da filtração.

Ademais, as soluções de microfiltração tangencial da GVS são reconhecidamente versáteis, o que se reflete por sua capacidade de atender aos mais diversos setores, como o farmacêutico, alimentício, químico, de tratamento de água, entre outros. Isso só é possível por conta da variedade de configurações de membrana disponíveis, que se adaptam às necessidades de cada aplicação.

Por fim, as qualidades da microfiltração tangencial da GVS refletem o compromisso da empresa com a inovação, qualidade, sustentabilidade e satisfação do cliente. Mesmo assim, ainda existem mais benefícios em optar pela microfiltração tangencial GVS e nossos demais produtos. Navegue pelo site e confira mais detalhes.

Referências 

Retucci, C. de C. (2019). Uso de Microfiltração Tangencial no Processo de Purificação do Exopolissacarídeo Capsular de Haemophilus influenzae tipo b. Monografia de Conclusão do Curso de Especialização Biotecnologia para a Saúde: Vacinas e Biofármacos, Instituto Butantan, São Paulo.

Pelegrin, D. C. (2004). Microfiltração Tangencial de Efluente Sanitário Após Tratamento Biológico. Dissertação de Mestrado em Engenharia Ambiental. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC.