Life Sciences Healthcare Health Safety Facebook LinkedIn Youtube Instagram Instagram WhatsApp Pin Telefone E-mail Filtro Made with love by Platz"

No segmento de análise clínica e demais áreas que necessitam de altos índices de pureza na filtração, apostar em soluções eficientes torna-se primordial. Pensando nisso, a GVS, conta com inúmeras soluções que podem ajudar a sua empresa nessa missão, por exemplo, a Membrana PCTE, ou Membrana Polycarbonate Track Etched.

A aplicação das membranas PCTE, é comumente atrelada ao sistema de extrusão sequencial de lipossomas.

Aliás, este é um componente que vem ganhando espaço no mercado e, está presente em grande parte dos processos de fabricação de medicamentos, vacinas, cosméticos entre outros segmentos.

Devido a isso, o aumento expressivo de investimento no estudo destes meios, vem se tornando mais comum, o que proporciona um melhor desenvolvimento dos componentes.

Você quer entender como essa solução pode auxiliar no dia a dia do seu laboratório? Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

Você quer entender como essa solução pode auxiliar no dia a dia do seu laboratório? Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

O que são lipossomas?

Os lipossomas, são pequenas estruturas que apresentam uma cavidade. Estes componentes, se organizam quando em contato com uma solução aquosa e, então, são preenchidos pelos íons e moléculas do meio em que são inseridos.

Além disso, o componente é formado por bicamadas que possuem o mesmo centro, constituídas pela classe dos principais componentes da membrana plasmática, os fosfolipídios.

O uso dessa tecnologia, foi amplamente estudado e aplicado no transporte de componentes, devido sua alta biocompatibilidade e baixa toxicidade. Além disso, os lipossomas imitam as membranas celulares naturais e têm baixa rejeição do corpo humano devido à excelente capacidade de aprisionamento, estabilidade e segurança.

A sua aplicação mais comum, atualmente, é em drogas anticancerígenas, terapia genética, vacinas e outros campos médicos.

Por conta da sua estrutura flexível, os lipossomas, são uma excelente opção para a liberação controlada de medicamentos, e substâncias biológicas ativas.

Outro fator, que justifica o uso em grande escala dos lipossomas, é a sua adaptação para integração de componentes tanto hidrofóbicos quanto hidrofílicos.

Membrana Polycarbonate Track Etched (PCTE)

Antes de entendermos o funcionamento dos componentes envolvendo o processo de extrusão de lipossomas, é preciso compreender a atuação da membrana PCTE no procedimento.

A Membrana Plycarbonete Track Etched ou, em tradução livre, Membrana de Policarbonato Gravada, é constituída por um filme de policarbonato com poros definidos e de alta precisão.

Como dissemos anteriormente, o componente é aplicado em estudos onde altos níveis de pureza são necessários para a obtenção de resultados.

Além disso, um dos principais usos da membrana PCTE, é nos ensaios de filtração que têm como base o estudo de células. Por isso, a análise do funcionamento e aplicação do componente é tão importante.

Antes de mais nada, a fabricação desse tipo de membrana é constituída por duas etapas essenciais. Primeiramente, o filme de policarbonato, é posto em contato com uma carga de íons.

Nesta fase, à medida em que os íons passam pela camada de policarbonato, a estrutura do filme é danificada, o que proporciona a criação de faixas em sua superfície.

Após a primeira etapa, o filme é exposto a produtos químicos que gravam essas faixas criadas pelos íons e forma poros cilíndricos de alta precisão.

O número de poros na estrutura, é definido pela quantidade de faixas, que por sua vez, é determinado pelo tempo de exposição aos íons.

Já o tamanho dos poros, é determinado através da temperatura, força e tempo de exposição aplicados na segunda etapa do processo.

Assim, é possível controlar as propriedades físicas da membrana, para que atendam as especificações necessárias para a conclusão do estudo em questão.

a-membrana-PCTE-apresenta-poros-com-alto-nível-de-precisão

Aplicação da membrana PCTE na extrusão de lipossomas

Em geral, o processo de extrusão de lipossoma utiliza a forma de membrana PCTE de camada única, ou camadas múltiplas, com a aplicação de um suporte de filtro de disco de drenagem, geralmente, feito de poliéster, entre as membranas PCTE.

Os poros desse tipo de membrana, podem atingir tamanhos como: 50 nm, 80 nm, 100 nm, 200 nm, entre outros, dependendo da necessidade do estudo.

Suportes de filtro de poliéster

Um dos principais objetivos com a aplicação de soluções como a membrana PCTE, é gerar taxas de fluxo mais altas e e um rendimento maior.

Para alcançar o sucesso nesta missão, pode-se aplicar soluções complementares e, então, atingir resultados cada vez maiores.

Por isso, a aplicação do suporte de filtro, constituído por poliéster, no processo de extrusão de lipossomas, é um dos melhores investimentos para aumentar a o rendimento das tarefas realizadas no seu laboratório.

Assim, esses discos do tipo “dreno”, evitam a obstrução dos poros ou bloqueio dos poros capilares em membranas de tela, por exemplo.

Dessa maneira, é possível aumentar a o fluxo e capacidade de captura, o que garante eficiência e maior desempenho, quando colocado entre dois filtros, em um sistema de filtragem em série.

Estes espaçadores, evitam o bloqueio de ar da película e, ainda, podem funcionar como filtros ligando uma porcentagem dos poros presentes na estrutura.

Conte com a GVS

A GVS atua, desde 1979, na fabricação de filtros para diversos segmentos da indústria. Entre eles, podemos citar:

  • Life Science;
  • Healthcare Air and Gas;
  • Health and Safety.

Assim, estamos presentes no desenvolvimento de pesquisas que ajudam na melhoria contínua dos processos e, também, no aperfeiçoamento dos produtos oferecidos.

Dessa maneira, dispomos de uma vasta gama de soluções que oferecem o melhor em qualidade e eficiência de filtração, promovendo resultados positivos mais rápidos e aprimorando os processos realizados pela sua empresa.

Ao longo de nossa história, investimos nosso esforço em otimizar os processos de fabricação, para entregar o melhor em qualidade e eficiência.

Assim, construímos um extenso catálogo de soluções, para te ajudar nos processos que exigem sistemas de filtração na sua empresa.

Além disso, implementamos em todos os nossos processos, meios sustentáveis para fabricação, respeitando os pilares de responsabilidade social e ambiental. Estas responsabilidades, são pensadas com a mesma seriedade e compromisso presentes nos processos de fabricação.

Confira todos os nossos produtos clicando aqui e fique por dentro das maiores novidades do mercado de filtros para diversos segmentos da indústria.

Gostou do tema e quer saber mais sobre a aplicação das membranas nos processos de análise realizados pela sua empresa? Acesse nosso blog e confira!