Life Sciences Healthcare Health Safety Facebook LinkedIn Youtube Instagram Instagram WhatsApp Pin Telefone E-mail Filtro Made with love by Platz"

Sem dúvida, os alimentos são a principal fonte de nutrientes para o ser humano. Justamente por isso, a indústria alimentícia e seus serviços são tão importantes. Mas, além de fornecer produtos, é fundamental que empresas deste setor tenham alguns cuidados essenciais em seus processos, como, por exemplo, no controle microbiológico.

Hoje, vamos falar um pouco mais sobre o assunto e mostrar como a medida pode garantir que os resultados sejam ainda mais qualificados e seguros.

Então, se deseja saber mais sobre o tema, continue lendo o texto e tire suas dúvidas!

O que é controle microbiológico?

De fato, a contaminação microbiológica está entre os principais problemas na fabricação de diversos produtos, incluindo os itens do setor alimentício.

Mas, para evitar que os alimentos sejam comprometidos, existe o controle microbiológico, que é o conjunto de métodos e boas práticas que ajudam a garantir a qualidade e segurança dos processos.

Portanto, trata-se da criação de medidas que envolvem cuidados com conservação, manuseio, controle de temperatura, higienização e outros fatores que fazem parte dos serviços realizados na indústria.

Além disso, o controle inclui análises microbiológicas, que são realizadas durante a produção dos alimentos e monitoram os itens, o ambiente e o produto terminado.

Qual a importância do controle microbiológico na indústria alimentícia?

Como você viu, a prática é fundamental para a qualidade de diversos processos. Mas, quando falamos sobre comida, o método tem ainda mais importância, já que pode evitar contaminações e problemas de saúde.

Inegavelmente, a produção de alimentos enfrenta inúmeros desafios diariamente para manter a segurança de cada produto e otimizar sua fabricação, tornando o processo melhor e mais produtivo.

Sem dúvida, diferentes e inovadores conceitos estão influenciando a indústria alimentícia nos últimos anos, beneficiando os itens que são produzidos e comercializados.

Uma das inovações é a saudabilidade, que representa as mudanças de hábitos alimentares que oferecem mais qualidade de vida, bem-estar e saúde.

De acordo com especialistas, o termo ganhou mais força e destaque nos últimos anos por sua luta contra o crescimento de doenças relacionadas ao sedentarismo e obesidade.

No entanto, é importante explicar que saudabilidade em alimentos não está relacionada aos métodos de emagrecimento e dietas restritas. Mas, sim, ao equilíbrio entre produtos nutritivos, saborosos e que atendam a necessidade diária do corpo humano.

Itens-da-GVS-são-essenciais-para-evitar-contaminação-cruzada-em-análises

Portanto, para aplicar este conceito nas grandes indústrias, é preciso manter um controle de qualidade ativo e contínuo para que as tendências não ofereçam riscos e comprometam a qualidade dos processos envolvendo alimentos.

Assim, o controle microbiológico ajuda a garantir mais precisão nos cuidados com os produtos. Pois, analisar os microrganismos é uma das melhores ferramentas para verificar a qualidade de um item.

Afinal, eles são seres sensíveis às alterações ambientais, comportamentais ou por componentes de formulação. Então, com a verificação de seu comportamento em alimentos em toda a cadeia produtiva, que envolve desde a colheita até a distribuição, é possível assegurar vantagens como:

  • Estudo dos patógenos em alimentos;
  • Garantia de higiene nos processos;
  • Identificação de aspectos benéficos nos microrganismos dos alimentos;
  • Melhoria no controle de qualidade dos produtos.

Cuidados com a contaminação cruzada

Sem dúvida, quando falamos sobre medidas essenciais para preservar a qualidade de processos alimentícios, precisamos citar os riscos de contaminação cruzada.

Para começar, de acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o problema pode acontecer através da transferência de microrganismos patogênicos entre alimentos, superfícies, utensílios, equipamentos ou, até mesmo, pela pessoa que manipula o produto.

Desse modo, a contaminação cruzada pode ser influenciada por acontecimentos, como:

  • Uso dos mesmos utensílios e equipamentos durante a produção e manuseio de alimentos;
  • Armazenamento de itens de diferentes origens no mesmo local;
  • Manipulação de lixo e, em seguida, dos produtos sem higienização adequada;
  • Mexer na boca, no nariz ou nos olhos enquanto cuida dos alimentos.

Conforme citamos, algumas práticas inadequadas podem comprometer a qualidade dos produtos. Mas, existem três formas consideradas como as principais fontes de contaminação cruzada, tanto durante a fabricação, quanto nas análises microbiológicas fundamentais em todo o processo. Veja mais sobre cada uma delas:

De alimento para alimento

Primeiramente, a contaminação cruzada pode resultar do contato de um produto contaminado com um saudável. Ou seja, verduras, legumes, frutas, carnes e ovos mal lavados e sem cozimento correto guardam bactérias que podem chegar até outros alimentos.

De equipamentos para alimentos

As bactérias podem sobreviver por um longo tempo em bancadas, tábuas, facas e outros utensílios. Por isso, quando não estão bem higienizados, também, oferecem riscos para todo o processo de fabricação.

De pessoas para alimentos

Por fim, a contaminação pode acontecer de quem está operando o processo para o alimento. Portanto, é preciso ter cuidado em todas as etapas, utilizar EPIs que visem garantir a segurança do profissional e do alimento e assegurar que medidas de higiene sejam seguidas rigorosamente.

A solução que faltava para a indústria alimentícia

Agora que já falamos sobre controle microbiológico e mostramos como a contaminação cruzada pode atingir as análises, vamos apresentar dois produtos da GVS que oferecem a proteção ideal para a sua indústria alimentícia.

Para começar, queremos falar sobre os manifolds de filtração em aço inox para enumeração de bactérias. O material, está disponível com 3 e 6 posições e foi especificamente projetado para aplicações microbiológicas.

Desse modo, sua superfície é fácil de limpar e permite evitar qualquer contaminação cruzada durante a análise em aplicações, como: fabricação de cerveja engarrafada, produção de cosméticos à base de água, análise de produtos farmacêuticos e de carga bacteriana e monitoramento da água.

Além disso, nossos funis para análise são essenciais para evitar o problema em análises microbiológicas de água potável, cerveja e vinho, lacticínios, refrigerantes, sucos de frutas, águas residuais e produtos fermentados.

O item, é uma unidade de filtração pré-esterilizada de uso único de 47 mm, com membrana de nitrocelulose removível estéril para placas de ágar e dispositivos de desenvolvimento de culturas que podem ser utilizados com meios líquidos.

Quer conferir mais detalhes sobre estes e outros itens da nossa marca? Então, acesse agora mesmo o nosso site e veja as opções disponíveis!

Mas, caso queira saber mais sobre o assunto, continue de olho em nosso blog para conferir outros textos como este!