Life Sciences Healthcare Health Safety Facebook LinkedIn Youtube Instagram Instagram WhatsApp Pin Telefone E-mail Filtro Made with love by Platz"

O cenário da biotecnologia industrial passa por um período de notável dinamismo, impulsionado pelo foco crescente em sustentabilidade e inovação. Assim, as empresas devem se atentar à qualidade de equipamentos, garantindo precisão, segurança e conformidade regulatória. A GVS destaca-se como uma fornecedora de excelência nesse mercado, oferecendo uma ampla gama de soluções de filtração e equipamentos de proteção individual para a indústria da biotecnologia. Continue a leitura e confira mais detalhes sobre o assunto! 

O cenário da biotecnologia industrial hoje

No que diz respeito à biotecnologia industrial ao nível internacional, pode-se dizer que se tem passado por um período de dinamismo impressionante, o que está diretamente relacionado com os avanços tecnológicos e interações globais, bem como as demandas por sustentabilidade.

Nesse sentido, a área inclusive se destaca como uma vanguardista em inovação, especialmente por conta dos desenvolvimentos em biologia sintética, edição genética, bioinformática, entre outros. O que revela outra tendência: o crescente incentivo e investimento público e privado, principalmente no que tange as mudanças climáticas, além da segurança sanitária e alimentar. 

Junto a isso, pode-se observar um crescente interesse polo desenvolvimento de processos de produção mais sustentáveis. Assim, a biotecnologia industrial se revela um setor de potencial exponencial, oferecendo soluções em produção limpa a partir de matérias-primas renováveis. Fator especialmente importante para os mercados emergentes, afinal, os investimentos em biotecnologia estão em franca ascensão em regiões como Ásia, África e América Latina. 

Cenário Nacional da Biotecnologia Industrial 

Dessa maneira, o cenário nacional da biotecnologia industrial no Brasil se destaca pelo incentivo de políticas públicas, colaborações entre indústrias e instituições acadêmicas. Sua característica principal é o crescente foco em sustentabilidade e inovação tecnológica. Assim, o impulso crescente para soluções mais sustentáveis, que já é tradicional do Brasil, ajudar a lidar com os desafios delicados de cunho ambiental que preocupam especialistas de todo o mundo. 

Por outro lado, esse movimento contribui para o desenvolvimento de um potente e robusto cenário de bioeconomia, reconhecendo a biotecnologia industrial como um pilar econômico e sustentável. É nessa dinâmica que o desenvolvimento de biocombustíveis, bioquímicos, biomateriais e outros produtos baseados em recursos biológicos renováveis se incluem. 

Mesmo assim, vale ressaltar que, embora a expansão da biotecnologia industrial em nosso território revele seu potencial econômico, ambiental e social, inclusive contribuindo significativamente para a solução de problemas globais, as empresas que atuam nesse setor precisam ter atenção e rigor a seus processos e equipamentos. Assunto sobre o qual debruçarmos com mais detalhes a seguir. 

Mão com luva coletando água de rio.

A importância de escolher os equipamentos certos 

Especialmente em se tratando de Biotecnologia Industrial, a escolha dos equipamentos certos e de alta qualidade deve ser um processo atencioso e responsável. De fato, nesse campo, muitos processos dependem de medidas e condições exatas para garantir a viabilidade e eficácia dos processos. Além disso, também requerem condições estéreis ou controladas, prevenindo contaminações que podem comprometer a integridade dos produtos e a segurança dos envolvidos. 

Dessa forma, os equipamentos de alta qualidade são mais precisos e confiáveis, contribuindo para manter ambientes limpos e seguros, bem como, oferecem sistemas de filtragem eficientes, materiais que resistem à corrosão e design que facilita a limpeza e esterilização.

Outro aspecto inegociável no universo da biotecnologia industrial é a conformidade regulatória, afinal, esse campo está sujeito a regulamentações rigorosas. Fator que demanda equipamentos certificados que atendam aos padrões internacionais e normas regulatórias são fundamentais, evitando desqualificações para passar em inspeções e auditorias. 

Além disso, optar por equipamentos que focam em qualidade contribui de forma global para o desempenho da indústria. Afinal, eles são geralmente mais eficientes, ou seja, consumem menos recursos e oferecem maior durabilidade. Ainda, os melhores equipamento permitem flexibilidade para adaptações necessárias em processos dinâmicos.

Por fim, para evitar atrasos, custos adicionais e falhas em projetos, os equipamentos de qualidade superior se mostram como um recurso de proteção contra tais infortúnios, garantindo um retorno mais confiável sobre o investimento.

Como a GVS pode contribuir?

Mas afinal, com quem contar quando o assunto é equipamentos de qualidade superior para biotecnologia industrial? 

A resposta é simples: a GVS! Nossos produtos contribuem significativamente para a indústria da biotecnologia, posicionando-se como uma das principais fabricantes mundiais de filtros e componentes para aplicações diversificadas.

Assim, oferecemos uma ampla gama de soluções de filtração, especialmente úteis para a produção de biofármacos, purificação de produtos biotecnológicos e controle de contaminação. São itens de alto desempenho que garantir a pureza dos produtos e a segurança dos processos, além de atender às normas regulatórias do setor.

Além disso, seja no laboratório ou na produção, a segurança dos trabalhadores é inegociável. Por isso, contamos com equipamentos de proteção individual, como máscaras e filtros respiratórios, que protegem profissionais de possíveis agentes biológicos perigosos e contaminação cruzada. Esse é nosso compromisso com um ambiente de trabalho seguro.

É claro que há muitas outras vantagens em optar pela qualidade dos produtos GVS. Para saber mais, confira como atuamos e nossas linhas de produtos em nosso site. 

Referências

FLORÊNCIO, M. N. da S.; ABUD, A. K. de S.; OLIVEIRA JUNIOR, A. M. de. Análise da produção tecnológica em biotecnologia industrial no Brasil. R. Tecnol. Soc., Curitiba, v. 15, n. 37, p. 403-416, jul./set. 2019. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/9697

Chen, G.-Q. (2012). New challenges and opportunities for industrial biotechnology. Microbial Cell Factories, 11(1), 111. https://doi.org/10.1186/1475-2859-11-111