Life Sciences Healthcare Health Safety Facebook LinkedIn Youtube Instagram Instagram WhatsApp Pin Telefone E-mail Filtro Made with love by Platz"

De fato, os processos de análise e sequenciamento de DNA são fundamentais em diversas áreas. Afinal, as técnicas envolvendo essas funções são variadas e podem ser aplicadas em inúmeras situações. Por exemplo, você já ouviu falar da biologia molecular industrial?

A análise molecular é um processo que vem tomando conta do mercado industrial. Isso porque, apresenta baixo custo e, em contrapartida, oferece muitos benefícios para os processos de fabricação. Além disso, pode ser utilizada em diversas etapas da linha de produção.

Seja para indústria alimentícia, agropecuária, tratamento de água ou processamento de laticínios, você com certeza encontrará procedimentos provenientes da biologia molecular.

Mas hoje, você vai descobrir quais são os usos mais comuns desses estudos e, como isso pode impactar positivamente a sua empresa. Quer entender mais sobre o assunto?

Acompanhe a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre o tema!

Processos de biologia molecular industrial

Como você pode notar, os procedimentos realizados nas indústrias, envolvendo as análises microbiológicas, são distintos. Mas, extremamente necessários.

Por isso, antes de sabermos como são feitos na prática e, quais são as suas vantagens, é preciso compreender como, de fato, esses processos se fazem imprescindíveis para a indústria.

Em primeiro lugar, a biologia molecular é a área do conhecimento que busca estudar as características de um organismo em nível molecular. Assim, analisando principalmente, os ácidos nucleicos, mais especificamente RNAs e DNAs.

Na indústria, é comum notarmos a presença de técnicas dessa área por meio da bromatologia, ou seja, todos os processos envolvendo a cadeia de produção de alimento.

Além disso, ele pode ser notado em diversas etapas, desde a coleta e transporte da matéria-prima, até a venda como alimento natural ou industrializado.

Dessa maneira, é possível identificar a presença de adulterantes, aditivos prejudiciais a saúde e os níveis de esterilização. Bem como, podemos definir as especificações de embalagem, identificar níveis de contaminação e especificações legais do alimento.

Outros usos para os processos de análise molecular

Mas, não é só na linha de produção de alimentos que podemos notar a presença de estudos moleculares. Existem, também, diversos outros usos para essas técnicas.

Desse modo, podem ser vistos em procedimentos envolvendo análise genética, perícia criminal, hematologia, banco de sangue e, até mesmo em procedimentos como acupuntura.

Além disso, a biologia molecular está presente em diversos procedimentos da medicina humana, veterinária e forense. Bem como, em processos de controle de qualidade e ciência como um todo.

Processos em que a biologia molecular torna-se essencial

Como vimos, a versatilidade desse estudo é um fator característico. Isso também se aplica no âmbito industrial, isso porque, diversos sistemas e funções utilizam os resultados da biologia molecular como métrica de eficiência.

Quer saber quais são as técnicas em que a biologia molecular industrial se mostra essencial? Veja a seguir!

Higienização

A validação molecular dos processos de higienização é fundamental para garantir a sua eficiência. Entretanto, esse tipo de análise garante, também, que a qualidade do produto final não seja perdida durante as metodologias de esterilização.

Desse modo, são essenciais para identificar o ponto certo entre a limpeza adequada, sem que essa interfira na segurança, qualidade e eficiência da fabricação.

Além disso, é nessa etapa que podemos assegurar que os resíduos, provenientes da etapa de higienização, não contaminem a cadeia de produção como um todo.

Identificação de patógenos e deteriorantes

Outro ponto que demonstra a necessidade de implantar processos de análises moleculares na sua linha de produção, é a identificação de patógenos e componentes deteriorantes.

Isso porque, através da biologia molecular industrial, é possível comprovar a presença de compostos orgânicos, como: Pseudomonas, Clostridium, Escherichia Coli, Listeria Monocytogenes, Salmonela, Staphylococcus aures, Vibrio Cholerae, entre outros

Auditoria de fornecedores

profissional com tablet realizando auditoria em indústria

A escolha de fornecedores de matérias-primas, é um passo fundamental para o sucesso da sua indústria. Por isso, apostar em soluções para a auditoria das opções é essencial.

A biologia molecular também pode ser aplicada nessa etapa. Assim, fazendo com que as suas escolhas sejam assertivas e evitando a tomada de decisões precipitadas.

Desse modo, para serem consideradas como opções válidas, esses fornecedores devem atender os requisitos básicos, estabelecidos pela legislação e, também, pela sua indústria.

Além disso, devem atender os critérios de qualidade físico-química e microbiológica para que, dessa maneira, sejam levados em consideração no processo de escolha.

Análise de produto e desenvolvimento (P&D)

De fato, o desenvolvimento de novos produtos é uma tarefa que demanda tempo e altos investimentos. Bem como, os processos de aprimoramento de um produto já existente.

Mas, para que as perdas sejam reduzidas durante o processo, e você invista nos pontos certos, existe a biologia molecular industrial.

Desse modo, é possível obter informações completas a respeito dos microrganismos presentes nos processos analisados. Isso porque, além de tudo, a biologia molecular apresenta resposta rápida, baixo custo de implantação e informações detalhadas para a tomada de decisão.

Verificação de composição de produtos e matéria-prima

A biologia molecular ainda contribui com a análise final do produto. Dessa maneira, confirmando as informações dispostas nas embalagens de determinado lote.

Assim, é possível garantir que, em todas as etapas do processo de fabricação, o cuidado com a matéria-prima e, até mesmo, com a manipulação dos componentes foi tomado.

Além disso, é dessa forma, que se torna possível assegurar a qualidade oferecida ao seu cliente e, também, ao consumidor final.

A GVS pode te ajudar

Mas afinal, você onde encontrar os melhores materiais para a análise molecular eficiente?

A GVS atua, há mais de 40 anos, no mercado de filtração molecular. Assim, oferecendo as melhores soluções para o cotidiano da sua indústria e garantindo a eficiência nos processos de análise.

Em nosso site, você poderá encontrar um vasto catálogo de soluções que se adaptam ao seu negócio e entregam os melhores resultados para a sua empresa.

Dessa forma, garantindo qualidade, integridade da composição e segurança aos seus clientes. Acesse nosso catálogo de produtos e veja todas as informações sobre os melhores itens disponíveis no mercado.

Quer saber mais sobre os processos de biologia molecular industrial? Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades do mercado e dicas para otimizar a sua rotina.