Life Sciences Healthcare Health Safety Facebook LinkedIn Youtube Instagram Instagram WhatsApp Pin Telefone E-mail Filtro Made with love by Platz"

Com certeza, a gestão eficiente de um hospital envolve muitos fatores e isso pode te confundir na hora de priorizar alguns pontos. Mas, é evidente que a segurança hospitalar deve fazer parte de todas as decisões tomadas neste ambiente.

A gestão do hospital, é a responsável por garantir que todos os profissionais tenham condições de exercer a sua função de forma eficiente e que, acima de tudo, sejam estabelecidos processos seguros para pacientes e profissionais.

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas e recomendações para te ajudar nessa missão tão importante.

Quer entender mais sobre as formas de garantir um ambiente seguro e ampliar as chances de recuperação dos seus pacientes?

Acompanhe o artigo e tire todas as suas dúvidas!

Como garantir segurança hospitalar?

Antes de mais nada é preciso entender que, apesar de ser associado a um ambiente seguro, o hospital pode apresentar diversos riscos à saúde das pessoas que o frequentam.

Esse fator é ampliado, quando consideramos os usuários que acessam o ambiente de forma regular, como: profissionais, doentes crônicos, pacientes passando por tratamentos longos, entre outros.

Por isso, atentar-se aos detalhes é fundamental para garantir que todos estejam seguros no seu ambiente profissional.

Desse modo, a segurança hospitalar engloba as ações tomadas para garantir a integridade de todos os usuários de uma determina instalação médica.

Assim, torna-se mais fácil mitigar os riscos presentes, não só para pacientes, mas, também, para todos que frequentam o ambiente, seja de forma recorrente ou esporádica.

Além disso, é por meio da garantia de processos e ambientes seguros que podemos ampliar as chances de recuperação dos seus pacientes. Bem como, entregar resultados melhores, promovendo mais qualidade de vida para todos.

Mas, afinal, como garantir um ambiente seguro?

Já vimos o quão importante é aplicar práticas de gestão eficientes para garantir a segurança hospitalar. Mas, você já deve estar se perguntando: “por onde começar?”

Como vimos anteriormente, neste texto traremos algumas dicas e recomendações para ajudar você, assegurando um ambiente que preza pela saúde e integridade dos usuários.

Acompanhe a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

médico empilhando dados com ícones relacionados a hospital

Pontos de atenção em relação à segurança hospitalar

Primeiramente, você precisa compreender quais são os aspectos mais relevantes para garantir um ambiente seguro e, assim, fazer com que os seus pacientes recebam o melhor tratamento.

Como vimos, o ambiente hospitalar pode apresentar uma série de riscos aos usuários do local, por isso, é preciso considerar alguns pontos que podem oferecer complicações à saúde.

Entre eles, podemos citar:

Riscos físico

Assim como todas as outras profissões, o ambiente hospitalar pode apresentar diversos riscos físicos que podem ser sanados com a atenção às áreas corretas.

Entre os causadores de acidentes, podemos citar:

  • Exposição ao calor nas técnicas de higienização;
  • Ruídos de equipamentos eletrônicos;
  • Exposição a radiações ionizantes, provenientes de diversos tipos de exames;
  • Entre outros.

Riscos biológicos

Da mesma forma, existem, ainda, os riscos biológicos que podem se manifestar em diferentes situações.

Algumas delas são:

  • Exposição a fluidos corporais;
  • Contato com materiais e superfícies contaminadas;
  • Inalação de patógenos;
  • Entre outros.

Riscos químicos

A exposição a substâncias prejudiciais, também, é um problema presente no ambiente hospitalar e deve ser devidamente sanado.

O contato com medicamentos, quimioterápicos não indicados por um médico e, também, o acesso a produtos de limpeza, são problemas que agravam a situação de pacientes e prejudicam os profissionais do local.

Além disso, existem outros fatores que podem causar problemas para a gestão e prejudicar a segurança hospitalar, como: riscos ergonômicos, patrimoniais e digitais.

Práticas para assegurar bons resultados com o gerenciamento do seu ambiente de trabalho

Existem algumas formas de garantir um ambiente seguro e, assim, oferecer o melhor tratamento para os seus pacientes. A seguir, você terá acesso a 3 dicas essenciais para alcançar o sucesso nessa tarefa.

1. Implante normas internas de segurança

De fato, estabelecer um ambiente em que as normas de segurança sejam seguidas à risca é fundamental, mas, você ainda pode desenvolver normas internas para maior controle e mais efetividade no seu objetivo.

Entretanto, é importante ressaltar que isso não deve substituir as diretrizes da Anvisa, por isso, devem ser aplicados em conjunto, para melhores resultados e visão mais ampla dos processos.

Aliás, a Anvisa estabelece os regulamentos para um bom funcionamento do ambiente hospitalar e dos procedimentos realizados no local. Por isso, é importante atentar-se às regras e, desse modo, reduzir as chances de exposição aos riscos.

2. Classifique as áreas de risco

Realize a avaliação periódica dos ambientes do seu hospital e determine a prioridade para cada um, baseado nos riscos presentes nas áreas. Assim, você poderá acompanhar os resultados e tomar ações com maior efetividade e assertividade.

Alguns dos locais que podem necessitar de mais atenção nas suas políticas de segurança, são:

  • Salas de raio-X e ressonância magnética;
  • Ambientes que exigem mais esforço físico dos profissionais (emergência, pronto-atendimento e UTI);
  • Locais de desinfecção e esterilização, com alta incidência de material biológico e agentes químicos.

Além disso, existem os riscos para os seus pacientes, presentes em alas de terapia intensiva, salas de cirurgia e áreas de isolamento.

3. Invista em Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

Quando pensamos em redução de riscos, a proteção dos profissionais e usuários do ambiente hospitalar é fundamental. Por isso, apostar em soluções como EPIs é um dos principais passos para obter um ambiente seguro.

As máscaras de proteção, por exemplo, são essenciais para reduzir a transmissão de patógenos pelas vias aéreas, assim, assegurando a integridade respiratória dos seus pacientes. Além do mais, podem ser encontradas em diferentes formatos e, por isso, é a peça-chave quando pensamos em equipamentos de segurança hospitalar.

Aliás, ainda é preciso garantir que os dispositivos médicos forneçam as condições ideais para assegurar o seu bom funcionamento e a não contaminação dos seus pacientes.

Em casos como a intubação traqueal, por exemplo, é preciso certificar que os tubos endotraqueais, bem como, todo o circuito de ventilação, estejam livres de componentes nocivos.

Por isso, a aplicação de filtros de proteção, como é o caso do filtro HEPA, é fundamental para maior qualidade nos tratamentos propostos ao seu paciente e, assim, garantir uma recuperação rápida.

Mas, não para por aí! Você precisa garantir que todos os pontos sejam atendidos nos procedimentos realizados pelos seus profissionais. Isso envolve a disponibilização de: luvas cirúrgicas, aventais e óculos de proteção, entre muitos outros acessórios primordiais.

Gostou do tema e quer receber mais dicas como essa para otimizar os processos realizados no seu ambiente profissional? Acompanhe nosso blog e fique por dentro de todas as recomendações para obter locais seguros para os seus pacientes.