Life Sciences Healthcare Health Safety Facebook LinkedIn Youtube Instagram Instagram WhatsApp Pin Telefone E-mail Filtro Made with love by Platz"

Se você trabalha na área da saúde e tem alguma dúvida sobre como cuidar de um paciente traqueostomizado, siga lendo o nosso texto.

Hoje, vamos falar sobre o jeito certo de tratar quem está passando pelo procedimento e revelar cuidados fundamentais, que você precisa conhecer.

Então, continue a leitura e fique por dentro do assunto.

O que é a traqueostomia?

Primeiramente, a traqueostomia é o procedimento indicado quando existe acúmulo de secreção traqueal, problemas que prejudicam a musculatura respiratória ou para promover uma via aérea estável, para quem está internado com intubação prolongada.

Assim, a cirurgia abre a parede anterior da traqueia, permitindo uma comunicação com o meio externo e possibilitando melhorias na respiração do paciente.

Ou seja, com o procedimento, é possível facilitar a entrada de ar nos pulmões e proporcionar mais conforto.

De acordo com especialistas, a traqueostomia, que é uma alternativa segura de garantir a respiração por algum meio que não seja a via aérea, é dividida por variadas finalidades, como: preventiva, curativa e paliativa.

Entre os maiores objetivos de sua realização estão:

  • Liberação de obstrução das vias aéreas;
  • Permitir a ventilação mecânica;
  • Oferecer higiene brônquica.

Para realizar o procedimento, é feita uma incisão na traqueia, onde é inserida uma cânula, que abre um canal para passagem do ar.

Desse modo, a escolha da cânula, que pode ser plástica ou metálica, é realizada antes da cirurgia. Para tomar a decisão certa, o médico analisa a necessidade de cada caso.

Aliás, publicamos recentemente um texto em nosso blog explicando um pouco mais sobre a traqueostomia e suas principais indicações.

Além disso, no conteúdo que você pode ler clicando aqui, revelamos quais fatores merecem atenção durante o processo cirúrgico. Leia agora mesmo e tire suas dúvidas!

Cuidados essenciais com paciente traqueostomizado

Conforme citamos acima, a traqueostomia é um procedimento cirúrgico delicado.

De fato, ele oferece muitas vantagens quando realizado com técnicas adequadas e por profissionais especializados.

Inclusive, em comparação com a intubação orotraqueal, o procedimento apresenta muitos benefícios, já que torna a alimentação e a higiene brônquica do paciente mais fácil, assim como, aumenta as chances do retorno precoce da fala e de outras funções.

Mas, é importante destacar que ele pode, tanto ser provisório, quanto durar por toda a vida.

pacientes-traqueostomizados

Portanto, neste caso, alguns cuidados são essenciais para manter o conforto do paciente traqueostomizado e evitar complicações graves, como infecções, por exemplo. Confira os principais a seguir!

Limpeza da cânula

Primeiramente, para eliminar o risco de alguns problemas, é indispensável manter a cânula sempre limpa e livre de secreções.

Todavia, é preciso seguir algumas recomendações essenciais como:

  • Usar luvas limpas;
  • Retirar a cânula inferior e colocá-la em um utensílio contendo água e sabão por cerca de 5 minutos;
  • Aspirar o lado interior do item externo ou injetar 2 ml de soro fisiológico para retirar as secreções acumuladas;
  • Inserir a cânula interior limpa e esterilizada;
  • Esfregar a cânula suja e colocá-la em água fervente por aproximadamente 10 minutos. Depois de realizar a ação, o indicado é secar o material com compressas esterilizadas e guardá-lo em um local desinfectado com álcool, para utilizar na próxima troca.

Mas, vale lembrar que a cânula exterior do paciente traqueostomizado deve ser trocada apenas por profissionais especializados. Pois, existe um grande risco de asfixia quando o processo é realizado em casa.

Portanto, o recomendado é que o paciente vá até o hospital ao menos uma vez por semana para realizar a substituição do item.

Aspiração adequada

Sem dúvida, a aspiração é outro processo muito importante no paciente traqueostomizado. A ação deve ser realizada após avaliação das características respiratórias da pessoa que passou pela traqueostomia e não de acordo com horários prescritos.

Ou seja, ela precisa ser feita quando o paciente apresenta dificuldades para eliminar as secreções.

O objetivo da aspiração é manter a via aérea limpa e melhorar as condições da respiração.

Para realizá-la, o ideal é posicionar o paciente adequadamente e utilizar EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), como máscara, luvas e óculos.

Dessa forma, é preciso calcular a extensão da sonda de aspiração, que deve ser introduzida de 8 a 10 cm, para estimular a tosse.

De acordo com especialistas, é preciso aspirar primeiro a traqueostomia e depois as vias aéreas superiores, caso haja necessidade.

Atenção aos detalhes

Por fim, para garantir o conforto do paciente traqueostomizado, é fundamental ficar de olho nos sinais.

Então, caso observe que o local da traqueostomia esteja vermelho ou inchado, é preciso informar o médico, já que as características podem representar uma infecção.

Além disso, outros sintomas indicam a necessidade de pedir ajuda médica, como:   

  • Entupimento da cânula externa por secreções ou saída acidental do item;
  • Expectoração com sangue;
  • Falta de ar persistente, mesmo após a limpeza da cânula interior.

Gostou de conhecer mais detalhes sobre os cuidados com paciente traqueostomizado?

A GVS conta com filtros que tornam a traqueostomia mais confortável. Confira agora mesmo!

E se quiser saber mais sobre o assunto, continue acessando o nosso blog e leia outros conteúdos sobre o tema!