Life Sciences Healthcare Health Safety Facebook LinkedIn Youtube Instagram Instagram WhatsApp Pin Telefone E-mail Filtro Made with love by Platz"

O filtro HMEF é essencial para pacientes que são submetidos à ventilação mecânica e perdem a capacidade fisiológica de filtrar poluentes e aquecer o ar adequadamente.

Por isso, hoje vamos falar sobre o produto e mostrar por que seu uso é indispensável para pessoas que estão respirando por aparelho.

Além disso, vamos apresentar uma solução da GVS e mostrar as vantagens e diferenciais do nosso item.

Então, se deseja saber mais, continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é um filtro HMEF?

Usado entre o tubo endotraqueal e o conector em Y do circuito de ventilação mecânica, o filtro HMEF é capaz de aquecer e umidificar o gás inspirado.

Do mesmo modo, atua como uma barreira microbiológica, impedindo a passagem de vírus e bactérias e prevenindo a contaminação cruzada entre o paciente, o equipamento ventilador e o meio ambiente.

Além disso, o item protege as linhas inspiratória e expiratória simultaneamente e é indicado para praticamente todos os casos que envolvem a ventilação mecânica.

Mas, para que você entenda um pouco melhor o que é um filtro HMEF, vamos listar suas principais características.

O dispositivo, considerado um filtro barreira, possui dois elementos. São eles:

  • Higroscópico: neste caso, a mídia HME age de maneira semelhante às vias respiratórias superiores de uma pessoa, retendo a umidade e o calor presentes no ar expirado, que de outra forma seriam perdidos. No momento seguinte, umidade e calor são liberados, tendo ambos os efeitos, aquecimento e umidificação dos gases inspirados de volta para o paciente;
  • Hidrofóbico: é a capacidade da mídia filtrante reter a passagem e perda de umidade do paciente para o circuito, e da passagem da condensação de umidade do circuito para o paciente.

As diferenças entre os filtros HMEF, HME e HEPA

De fato, é comum que algumas pessoas confundam o HMEF com o item HME. No entanto, existe um fator que diferencia as duas soluções.

Na verdade, os dois contam com a mesma função de umidificação das vias aéreas do paciente.

Mas, conforme já citamos, o HMEF tem um filtro microbiológico, enquanto o HME não contém este componente.

Já o filtro HEPA, é conhecido por sua alta eficiência na filtração, já que barra acima de 99,97% de vírus e bactérias acima de 0,027 microns.

Aliás, falamos sobre a solução em um texto que publicamos recentemente em nosso blog.

No conteúdo, que você pode ler clicando aqui, revelamos como é a ação do produto e mostramos itens cheios de qualidade para a área da saúde.

Vantagens do filtro HMEF

Antes de apresentar uma opção referência em qualidade para pessoas que estão sob ventilação mecânica, queremos falar sobre algumas vantagens de nossos filtros HMEF.

Primeiramente, precisamos destacar que nossos itens são desenvolvidos para maximizar o conforto dos pacientes em ventilação mecânica.

Além disso, nossos filtros são compatíveis com diversos modelos e os mais avançados sistemas de respiração utilizados no mercado.

Conheça o filtro HMEF da GVS

Depois de mostrar a função do filtro HMEF e destacar as diferenças com outros tipos de produto, chegou a hora de te apresentar uma solução cheia de vantagens.

Portanto, nosso Filtro HMEF Trocador de Calor e Umidade, é utilizado em pacientes que estão sob cuidados em terapia intensiva, onde suas vias respiratórias superiores são transpostas por uma via artificial traqueal, já que a pessoa perdeu a habilidade natural de filtrar e umidificar o ar inspirado.

O item é descartável, estéril, atóxico, eletrostático, hidrofóbico, higroscópico e conta com conexão universal reta e acesso luer lock, com tampa para monitorização, além de ser embalado em papel grau cirúrgico.

Desse modo, consegue garantir níveis adequados de proteção contra vírus e bactérias, além de assegurar a umidificação necessária ao paciente.

Mas, dentro desta linha, temos itens para três diferentes aplicações. Veja:

  • Adulto: indicado para tratamento intensivo ou cirurgia, com espaço morto de 55 ml e volume tidal de 150 a 1500 ml;
  • Pediátrico: o item conta com espaço morto de 26 ml e volume tidal de 90 a 1500 ml;
  • Neonatal: a solução tem espaço morto de 13 ml e volume tidal de 45 ml.

A GVS conta com uma linha completa de filtros HMEF para uso em anestesia, terapia intensiva e cirurgia.

Os produtos da nossa marca são desenvolvidos para proporcionar filtração eficaz e de simples manuseio.

Além disso, fornecemos, também, diferentes combinações de traqueias, para atender variadas necessidades e aplicações.

Gostou do nosso texto? Então, que tal compartilhar com outros profissionais que possam se interessar pelo assunto?

Se você deseja entender como funcionam os filtros respiratórios e outros itens da nossa linha, continue acessando o nosso blog. Pois, em breve traremos novos conteúdos como este!