Life Sciences Healthcare Health Safety Facebook LinkedIn Youtube Instagram Instagram WhatsApp Pin Telefone E-mail Filtro Made with love by Platz"

Como vimos no último artigo em nosso blog, a escolha da posição ideal para o seu paciente, pode contribuir para o sucesso do tratamento. Este fator, também interfere nos resultados do processo de respiração artificial. Por isso, hoje vamos entender quais os procedimentos para garantir a segurança do seu paciente, por meio do decúbito na ventilação mecânica.

Existem muitos fatores que podem exercer impacto no tratamento escolhido para o enfermo. Pensando nisso, é fundamental levar em consideração o conforto do paciente no processo de recuperação, selecionando a posição ideal e aplicando ferramentas para garantir sua segurança e bem-estar.

O planejamento do processo de intubação, contribui para a praticidade e estabilidade dos equipamentos, durante a manutenção de tubos condutores, cânula e demais partes do sistema de ventilação mecânica.

Quer entender todos os detalhes e importância dos processos de escolha de decúbito na ventilação mecânica? Acompanhe o texto e saiba tudo sobre o assunto!

Problemas no decúbito em ventilação mecânica

Sabemos que a ventilação mecânica, é um meio de suporte à vida, essencial para a recuperação plena do paciente, e que existem algumas características que devem ser levadas em conta durante procedimentos médicos como esse.

Muitos dos problemas associados às condições clínicas do enfermo, podem ser agravados ou amenizados, dependendo de seu decúbito.

Entre as principais ocorrências, é possível citar:

  • Pioras em situações de síndrome respiratória aguda;
  • Aspiração de secreção;
  • Acúmulo e ressecamento de fluidos do paciente;
  • Pressão dos órgãos no sistema respiratório inferior.

Desse modo, escolher o decúbito ideal na ventilação mecânica, pode ajudar a alcançar resultados positivos com a recuperação do seu paciente.

É importante lembrar que também existem outras ferramentas e técnicas que podem auxiliar a manter o bem-estar e conforto dos enfermos. Acompanhe a leitura e saiba como implementá-las.

Soluções para pacientes em decúbito na ventilação mecânica

Solucionar problemas do cotidiano, torna-se muito simples quando implantamos medidas de contenção e prevenção. Por isso, atribuir rotinas e protocolos de ação, é tão importante no dia a dia de um hospital.

Pensando nos problemas que podem ocorrer durante o processo de ventilação mecânica, vamos listar as principais soluções para eles e como prevenir que ocorram com o seu paciente.

Dessa forma, tornar o tratamento da pessoa acamada seguro e eficiente, não será um problema para o seu dia a dia. Acompanhe as dicas!

Filtros respiratórios

A aposta em filtros respiratórios é de extrema importância para o seu paciente em decúbito por ventilação mecânica. Isso porque, eles impedem a passagem e circulação de componentes prejudiciais no circuito respiratório.

Sendo, então, fundamentais para a montagem adequada do ventilador e, em alguns casos, contribuem para a manutenção da umidade no processo de inspiração e expiração.

Assim, é possível garantir a recuperação plena do paciente, com o máximo de conforto e segurança.

Além do mais, é por meio deste controle de umidade, que você poderá impedir o ressecamento de secreção no tubo endotraqueal, fato que pode ocasionar o sufocamento do paciente.

Por isso, a atenção a detalhes como esses, é fundamental para o tratamento. Desse modo, você evita qualquer tipo de acidente que possa causar a obstrução das vias aéreas.

Além disso, pensando em evitar esse tipo de problema, a posição de decúbito de Fowler, é ideal para garantir a segurança do enfermo. Isso porque, a cabeceira do leito submetida a uma elevação de 45°, reduz a pressão no sistema respiratório inferior e evita a aspiração de fluidos, por exemplo.

Decúbito na ventilação mecânica

Como vimos anteriormente, a posição em que o seu paciente se encontra, pode influenciar na aceleração de sua recuperação. Por isso, atentar-se a esses detalhes, é fundamental para alcançar resultados cada vez melhores com o tratamento, bem como de contribuir com o bem-estar da pessoa acamada durante os procedimentos médicos.

Devido ao tempo de tratamento, que pode se prolongar por semanas, a mudança de decúbito na ventilação mecânica, é extremamente recomendada, tanto pela melhora na distribuição da ventilação e perfusão pulmonares como para evitar a formação de escaras por decúbito, pois minimiza a pressão constante da  pele evitando o surgimento dessas lesões, ou o agravamento do quadro clínico do paciente.

Assim, atribuir uma rotina de mudança de decúbito junto à sua equipe de enfermagem, é muito importante para evitar o surgimento de escaras. Assim como, implantar protocolos de verificação e métodos de higiene básica que não agridam a pele, por exemplo.

Entenda mais sobre este problema e suas soluções, clicando aqui!

leito-hospitalar-em-decúbito-de-Fowler-ideal-para-ventilação-mecânica

Como já dissemos, existem posições de decúbito que contribuem para o funcionamento pleno do sistema respiratório, uma vez que, em determinadas posições, a pressão no diafragma e pulmão, é reduzida, facilitando o funcionamento desses órgãos.

Assim, as posições de decúbito na ventilação mecânica, são:

  • Decúbito dorsal (ou supino);
  • Posição de Trendelenburg;
  • Decúbito ventral;
  • Posição de Fowler;
  • Decúbito lateral;
  • Posição de Sims;
  • Proclive.

Estas posições de decúbito, fazem com que a pressão na caixa torácica superior, seja reduzida, facilitando para que o paciente realize a função pulmonar de forma espontânea.

Utilizar as posições de decúbito certas, podem auxiliar no desmame do paciente, ou seja, retirada do ventilador mecânico e incentivo à respiração espontânea.

Busque por soluções eficientes

Já entendemos que, para que os sistemas de suporte à vida, tenham êxito em suas funções, é preciso dispor de equipamentos e ferramentas de qualidade, tanto quanto, técnicas eficientes para aprimorar processo de recuperação do seu paciente.

A GVS, está aqui para te ajudar nesta tarefa. Atuamos, há 35 anos, no desenvolvimento e fabricação de tecnologia de ponta para a filtração em diversos setores, com experiência em entender as demandas de nossos clientes, estamos prontos a encontrar as melhores soluções para os seus pacientes.

Caminhamos rumo aos mesmos objetivos: garantir qualidade de vida, bem-estar, segurança e uma recuperação rápida, através do oferecimento dos filtros mais eficientes do mercado.

Todos os nossos processos, da pesquisa ao atendimento, seguem rigorosos padrões de qualidade, para que você tenha acesso aos melhores produtos para os seus pacientes.

Não perca mais tempo! Acesse agora mesmo nosso site e saiba como atribuir segurança e praticidade aos procedimentos médicos que exigem sistemas de filtração no seu hospital.

Quer mais dicas como as deste artigo? Acesse agora mesmo nosso blog e saiba todos os detalhes para garantir a plena segurança dos seus pacientes durante o processo de ventilação mecânica!

Referências

https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/escara-ulcera-de-pressao/

https://www.docsity.com/pt/aula-7-posicoes-cirurgicas/4757482/

https://www.scielo.br/j/reeusp/a/yZ9zSSgdRGXyKPcczLBS5qb/?lang=pt#:~:text=O%20dec%C3%BAbito%20pode%20influenciar%20na,dorso(9%2D14).