Life Sciences Healthcare Health Safety Facebook LinkedIn Youtube Instagram Instagram WhatsApp Pin Telefone E-mail Filtro Made with love by Platz"

Se você nunca ouviu falar sobre pneumonia química, chegou a hora de se atualizar sobre o assunto e entender como identificar o problema no seu ambiente de trabalho.

O principal fator a determinar que um local é propício para essa doença, é a presença de gases e vapores tóxicos. Então, se a sua equipe atua em meio a substâncias do tipo, chegou a hora de entender mais sobre o assunto!

Pensando nisso, separamos alguns detalhes de extrema importância para que você comece a investir na proteção da sua equipe. Assim, eliminando o problema de uma vez por todas do seu local de trabalho.

Quer ficar por dentro de todas as características da pneumonia química e ainda aprender tudo sobre as melhores estratégias para evitar que ela prejudique seus colaboradores?

Acompanhe a leitura e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

O que é pneumonia química?

Antes de mais nada, precisamos compreender o que de fato é essa doença e, também, quais as razões para ela se manifestar entre a sua equipe.

Além disso, outro ponto determinante, para entender o desenvolvimento desse problema, são os sintomas que podem surgir com o tempo.

Chamada também de pneumonite química, o problema se apresenta como um tipo de infecção que afeta os pulmões. Como vimos antes, a principal causa está atrelada à inalação de componentes nocivos.

Entre as substâncias prejudiciais, podemos encontrar: gases, vapores e particulados que, em sua maioria, podem irritar o órgão, mesmo em pequenas quantidades.

Por isso, atenção aos sintomas é essencial para que as medidas cabíveis sejam tomadas antes da evolução da doença. Confira a seguir, quais são os sinais de alerta:

Sintomas da pneumonia química

Antes de compreender quais são os sintomas da doença, é preciso ter em mente que tudo pode depender do tipo de substância inalada. Principalmente, quando falamos no tempo para o surgimento desses sinais.

Isso porque, apesar de existirem componentes que demonstrarão sua irritabilidade de imediato, sendo esses a maioria, alguns podem agir de forma lenta no organismo.

Por isso, analisar o ambiente e criar um mapa de riscos com as substâncias presentes no loca é tão importante, como citaremos mais à frente.

Dito isso, está na hora de entender quais são os sintomas que a sua equipe pode apresentar caso estejam em contato com químicos do tipo:

  • Tosse;
  • Falta de ar;
  • Chiado no peito;
  • Produção de muco amarelado ou esverdeado;
  • Presença de sangue no muco;
  • Dor no peito;
  • Dor para respirar;
  • Irritação no nariz e na garganta;
  • Desorientação;
  • Fraqueza;
  • Febre;
  • Mal-estar;
  • Náuseas;
  • Dor abdominal.

Então, comunicar a sua equipe dos possíveis sinais e orientar que informem caso alguns deles surjam, é de extrema importância para que o tratamento seja realizado com excelência.

médico analisando raio-x de pulmão

Quais são as principais causas?

Como já afirmamos neste artigo, o trabalho com gases, vapores e particulados tóxicos é a principal razão para que a doença esteja presente no ambiente.

Mas, isso se agrava por alguns motivos. Por exemplo, a manipulação de equipamentos que emitem vapores tóxicos sem a devida proteção.

Por isso, o não uso ou aplicação irregular de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) pode ser um dos principais fatores para que a pneumonia química aflija seus colaboradores.

Entre as substâncias que podem prejudicar a sua equipe, estão: venenos industriais, agrotóxicos, solventes, entre outros componentes.

Qual o tratamento para pneumonia química?

Existem muitas recomendações para o tratamento efetivo de pacientes que sofrem com a pneumonia química. Isso porque, a solução está atrelada ao tempo de exposição do enfermo aos componentes nocivos e, também, a severidade dos sintomas apresentados.

Entretanto, nos casos mais comuns, a suplementação com oxigênio e a respiração artificial é o método mais recorrente. Assim, aliviando os sinais causados pela doença e iniciando o tratamento com medicamentos específicos para cada caso e paciente.

Porém, é preciso enfatizar que a prevenção ainda é a melhor forma de combater a doença. Por isso, investir em equipamentos de segurança respiratória torna-se tão importante para a sua empresa.

Confira as principais dicas da GVS para manter o seu ambiente de trabalho protegido e, acima de tudo, a integridade respiratória dos seus funcionários!

Como proteger o ambiente profissional?

No decorrer deste texto você aprendeu tudo sobre a pneumonia química. Agora, está na hora de entender como impedir que essa doença atinja sua equipe.

Desse modo, garantindo que os profissionais estejam seguros e a sua produtividade não seja afetada. Confira quais são os pontos que você deve levar em conta, no momento de planejar um ambiente seguro.

Mapa de risco

Você já leu aqui, sobre a importância de mapear os riscos de cada ambiente. Por isso, trouxemos algumas dicas para que você obtenha sucesso no mapeamento da sua empresa.

  • Reúna o maior número de informações sobre cada ambiente;
  • Incentive a troca de informações entre setores e, também, colaboradores;
  • Conheça os processos realizados no local analisado;
  • Colete informações sobre os trabalhadores da área em questão;
  • Veja quais são as queixas mais comuns;
  • Examine quais os riscos e agentes (químicos, físicos, biológicos etc.);
  • Por fim, determine quais as medidas preventivas e de emergência.

Equipamentos de Proteção Individual

Um fator de extrema importância para o sucesso do mapeamento de riscos do seu ambiente de trabalho, é o investimento em EPIs e, principalmente, em Equipamentos de Proteção Respiratória (EPRs).

Isso porque, a proteção dos seus funcionários é a melhor forma de reduzir o impacto de substâncias tóxicas e, até mesmo, extinguí-las do ambiente de trabalho.

Entretanto, é preciso garantir que as máscaras de proteção, por exemplo, ofereçam a qualidade necessária para que bloqueie todos os componentes nocivos ao sistema respiratório do usuário.

Por isso, contar com fornecedores responsáveis e que ofereçam a melhor qualidade em seus produtos, é fundamental para assegurar a efetividade dos equipamentos.

Mas, acima de tudo, atenda as expectativas e garanta a segurança para os riscos presentes no ambiente em que você trabalha.

Além disso, a parceria com empresas sérias auxilia, também, na gestão eficiente do seu negócio, excluindo problemas com o fornecimento e garantindo a proteção completa da sua equipe.

Veja como a GVS pode te ajudar a manter um ambiente seguro, com os melhores equipamentos de proteção respiratória do mercado.

Gostou do tema e quer saber mais sobre as formas de manter a sua equipe segura nos ambientes de trabalho que apresentam riscos respiratórios? Acompanhe o nosso blog e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Referências

https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/pneumonia-quimica