A roupa de proteção respiratória é uma boa solução em indústrias que realizam atividades com um alto grau de insalubridade.
Esses ramos, precisam ter um cuidado redobrado com a saúde e condições de trabalho de todos os colaboradores, para que a empresa não seja intimada por negligências de segurança.
Por isso, ter um bom planejamento para que a segurança do trabalho seja bem executada, é fundamental em qualquer empresa que preze pela vida humana e um ambiente confortável.
Desse modo, trouxemos para você, um texto informativo com tudo que é preciso saber sobre a utilização de uma roupa de proteção respiratória dentro de uma indústria.
Acompanhe o texto até o fim para descobrir qual é o modelo de EPI que se enquadra em todas as condições necessárias para a melhor proteção.
Boa leitura!
Para que serve uma roupa de proteção respiratória?
Portanto, para que você possa entender a proposta de uma roupa de proteção respiratória, deve descobrir primeiro, para que ela serve.
Sendo assim, saiba que esse tipo de equipamento de proteção é um forte elemento na composição de uma segurança adequada.
E isso se dá, porque uma roupa consegue evitar que muitas partes do corpo sejam afetadas, transformando a qualidade da proteção dentro de qualquer linha de produção.
Com a finalidade de evitar que acidentes ocorram, uma roupa de proteção respiratória atua impedindo que agentes tóxicos possam provocar efeitos no organismo e gerar doenças no trabalhador.
Além disso, como ela assegura grande parte do corpo, como: olhos, cabeça e peito, evita que outros tipos de complicações possam acontecer.
Em resumo, uma roupa de proteção respiratória pode proteger as vias respiratórias, a visão, a audição, a face completa, e também, o peitoral e os braços.
Portanto, ela é um dos equipamentos de proteção fundamentais dentro de uma indústria que realiza trabalhos que possam provocar rajadas de vento abrasivas, tarefas de corte e moagem metálica, ajuste e termospray ou metalização.
Ou seja, tarefas que são perigosas, pois, podem causar lesões corporais e prejudicar o bom funcionamento do organismo, causando lentamente, o desenvolvimento de doenças.
Quais são os riscos que as atividades da indústria pesada podem causar para a saúde?
Não deve ser novidade para você que os trabalhos na linha de produção de uma empresa podem acarretar problemas na vida do trabalhador. E quando falamos de indústria pesada, todo esse fator apenas se amplifica.
Por isso, separamos alguns dos principais riscos que as atividades concluídas dentro da indústria pesada podem provocar. Confira:
- Exposição a substâncias químicas
Indústrias que mexem com química, petroquímica, e as siderúrgicas, possuem em sua produção, agentes tóxicos e perigosos que podem causar intoxicação, irritação e danos em órgãos internos.
- Inalação de poeiras e partículas
As tarefas na indústria pesada, normalmente geram grande quantidade de poeira, partículas e aerossóis, que quando inaladas, podem provocar muitos problemas respiratórios.
- Contato com ruído excessivo
No ambiente industrial, o trabalhador fica exposto a maquinários e equipamentos que provocam muito ruído, e esse contato contínuo pode levar à perda da audição.
- Riscos mecânicos
Outro fator que pode causar muitos problemas, são os riscos mecânicos, ou seja, as quedas de objetos pesados, as colisões, os esmagamentos e outros.
- Incêndios e explosões
A presença de substâncias inflamáveis e explosivas, pode acabar ocasionando muitos acidentes graves, colocando em risco a vida e a saúde de todos os trabalhadores.
Viu como o ramo industrial é muito perigoso para a vida humana? É justamente por isso que as medidas certas precisam ser tomadas.
No parágrafo abaixo, você vai conhecer o EPI mais adequado para atuar como roupa de proteção respiratória e preservar a segurança no seu trabalho.
Conheça o Nova 3, para a melhor proteção respiratória!
O respirador Nova 3 da GVS, funciona como um suprimento de ar e é perfeito para atuar nas atividades da indústria pesada.
Desenvolvido para a proteção contra rajadas abrasivas e outras aplicações, para preservar a respiração, a visão, a audição, a face e a cabeça, não necessita de teste para ajuste facial, e acompanha as luvas de couro RPB, que fornecem proteção contra rebote abrasivo.
Além de um respirador head-top, veja outros elementos do equipamento:
- Capa ou jaqueta de rajada de ar;
- Tubo de respiração;
- Dispositivo de controle de fluxo e de linha de respiração;
- Luvas de couro RPB.
É a melhor opção para garantir um trabalho agradável e seguro para todos os seus funcionários!
A GVS é uma empresa que investe em inovação e tecnologia, transmitindo tudo isso em outras soluções para preservar a vida e o meio ambiente.
Se você está curioso para saber quais são os produtos que desenvolvemos, entre em nosso site e confira todo o catálogo. Fabricamos filtros e equipamentos exclusivamente para atender as necessidades de todos os clientes.
Mas, se ainda quer ler mais artigos, você pode acessar o nosso blog e ficar por dentro de tudo que envolve segurança do trabalho.