Life Sciences Healthcare Health Safety Facebook LinkedIn Youtube Instagram Instagram WhatsApp Pin Telefone E-mail Filtro Made with love by Platz"

De fato, a proteção respiratória da sua equipe, torna-se essencial para a implantação de um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) eficiente. Isso porque, ao analisar os riscos de um ambiente, nos deparamos com inúmeros pontos a serem observados, incluindo riscos as vias respiratórias.

Por isso, contamos com diversos dispositivos de proteção destinados ao boqueio da aspiração de particulados. Assim, torna-se essencial, entender mais sobre os EPIs disponíveis no mercado e, desse modo, aumentar a segurança no ambiente de trabalho.

Portanto, hoje falaremos sobre o respirador PFF e suas variações. Dessa forma, te ajudaremos a encontrar o modelo ideal para a sua empresa e para a segurança dos seus funcionários.

Quer saber mais sobre esses dispositivos, essenciais para a assegurar as condições de trabalho ideais para os seus colaboradores?

Garantimos que ao final desse texto, você terá certeza do EPI certo para a sua empresa.

Então, acompanhe a leitura e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Leis e regras da proteção respiratória

Antes de mais nada, é preciso entender que a aplicação de EPIs e, também, de EPCs, são de extrema importância para garantir segurança no ambiente de trabalho. Mas, também, se encaixam em regulamentos e leis de proteção.

Dessa forma, são obrigações importantes para o empregador. Assim, é possível assegurar bem-estar e saúde aos seus colaboradores e, também, estar em dia com os programas de segurança no ambiente de trabalho.

Além disso, é importante ressaltar que as diretrizes para estabelecimento de um ambiente seguro, foram reunidas em apenas um programa.

Dessa maneira, a tarefa de análise, planejamento, implantação e monitoramento, tornaram-se muito mais simples para a rotina do profissional responsável por esse trabalho.

Assim, o PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), é responsável por reunir todas as informações sobre áreas e práticas que possam ser nocivas ao colaborador.

É nele, também, que estabelecemos os meios de contenção e prevenção dos riscos presentes no ambiente, tais como as máscaras de proteção e/ou o respirador PFF.

O que é o respirador PFF?

O respirador PFF, ou Peça Facial Filtrante, ao contrário de outros componentes que possuam a mesma finalidade, tem os filtros integrados ao seu corpo.

Desse modo, não existe nenhuma forma de trocar ou repor o meio filtrante, exceto a troca do próprio respirador.

Por isso, geralmente, é realizado o descarte do dispositivo. Mas, em alguns casos, o repouso do componente pode inativar o particulado filtrado, possibilitando a reutilização da máscara.

Assim, uma das principais vantagens dos dispositivos PFF, é a sua versatilidade e praticidade de aplicação. Isso porque, o respirador PFF não exige manutenções tão rigorosas quanto outras máscaras.

Você sabe por qual motivo o respirador PFF contribui para a versatilidade no seu ambiente de trabalho?

Continue a leitura e descubra!

máscara-descartável-GVS-PFF2-com-válvula

Tipos de respirador PFF

Como havíamos mencionado anteriormente, o respirador PFF pode atender diversas áreas do seu ambiente profissional. Isso porque, o dispositivo conta com algumas versões que determinam a sua capacidade filtrante.

Assim, é possível definir qual o dispositivo ideal para um determinado setor, de acordo com sua aptidão para a retenção de particulados, baseado em métricas, como: tamanho do componente.

Desse modo, podemos encontrar atualmente três variações do EPI com alguns diferenciais além da capacidade de filtração, são eles:

  • Respirador PFF 1;
  • Máscara PFF 2;

IMAGEM AQUI

  • Máscara PFF 2 com filtro de carvão;
  • Respirador PFF 3.

Quer saber mais sobre esses componentes? Segue o artigo!

Respirador PFF1

As Peças Faciais Filtrantes, classificadas como PFF 1, são responsáveis pela filtração de partículas sólidas. Ou seja, poeiras e névoas não oleosas.

Dessa forma, este respirador é categorizado como eficiente para retenção mínima de 80% e 20% de penetração máxima dos particulados.

Por isso, existem algumas contraindicações para a sua aplicação de acordo com o ambiente para o qual é destinado. Veja a seguir!

  • Ambientes com a presença de amianto;
  • Áreas que contenham sílica;
  • Não indicado para a proteção contra fumos;
  • Não indicado para concentrações 10 vezes superior ao limite de tolerância.

Respirador PFF2

Já os respiradores classificados em PFF2, têm a capacidade de reter os componentes citados no item anterior. Mas, adicionam em sua lista de componentes filtrados os seguintes particulados: fumos metálicos ou plásticos e partículas de toxidade desconhecida.

Assim, tem efetividade maior, dependendo do ambiente e tarefa para a qual será aplicado. Além disso, conta com 94% de capacidade de retenção e penetração máxima contabilizada em 6%.

Entretanto, o componente ainda não é indicado para o uso em ambientes que possuam amianto e, também, ambientes hospitalares e odontológicos.

Como mencionado anteriormente, as máscaras PFF2 ainda contam com uma variação que adiciona o filtro de carvão na sua construção.

Desse modo, é possível reduzir os odores de determinados vapores, o que facilita a realização da função do profissional, aumentando o seu conforto e, consequentemente, sua produtividade.

Respirador PFF3

Por último, mas, não menos importante, temos a PFF3, que é indicada para ambientes que apresentam riscos mais altos ao sistema respiratório do profissional.

Por isso, a PFF3 é indicada para a proteção contra os seguintes contaminantes:

  • Poeiras;
  • Sílicas;
  • Arcênio;
  • Berílio;
  • Chumbo;
  • Entre outras névoas não oleosas.

Com isso, podemos constatar que a eficiência de retenção de particulados é de 97,7% e a penetração máxima é inferior a 0,05%. Desse modo, garantindo maior segurança ao seu colaborador.

Conte com empresas de confiança

Agora que você já sabe sobre as principais diferenças entre os respiradores PFF e, também, já sabe qual escolher para a sua empresa, é preciso procurar pelo fornecedor certo.

Para isso, apostar em empresas de confiança, torna-se essencial para o seu negócio. Assim, você consegue o equipamento correto para o seu tipo de negócio, sem maiores problemas.

A GVS, atua no mercado de projeto, fabricação e fornecimento de EPIs respiratórios, desde 1979. Buscamos estabelecer uma relação de compromisso com as necessidades dos nossos clientes, além de prestar todo o suporte necessário para a compra e implantação de respiradores e demais equipamentos.

Além disso, buscamos pela excelência dos serviços e produtos oferecidos, desde a escolha da matéria-prima até o atendimento e entrega dos nossos equipamentos.

Saiba mais sobre nossas soluções para a segurança no seu ambiente profissional clicando aqui. Acesse nosso site e descubra o motivo de sermos referência no mercado de Equipamentos de Proteção Respiratória.

Quer ficar por dentro do mercado de proteção respiratória e segurança para a sua empresa? Acesse nosso blog e saiba tudo sobre o assunto!

Referências

www.safetytrab.com.br/blog/pff-1-pff-2-e-pff3-qual-a-diferenca-entre-os-filtros/