Life Sciences Healthcare Health Safety Facebook LinkedIn Youtube Instagram Instagram WhatsApp Pin Telefone E-mail Filtro Made with love by Platz"

Se você já companha nosso blog há um tempo, temos certeza que você já sabe como escolher a máscara de proteção respiratória para a sua empresa.

Mas, sabemos que entender como aplicar essas soluções no ambiente profissional, é tão importante quanto adquirir o equipamento ideal.

Por isso, preparamos esse artigo que vai te explicar todos os detalhes para o uso correto da máscara de proteção respiratória.

Assim como, as melhores formas para realizar a manutenção ou descarte adequado dos equipamentos.

Você não vai querer ficar de fora dessa, não é mesmo? Então, acompanhe a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

Máscara de proteção respiratória no novo PGR

Antes de mais nada, é preciso lembrar que, agora, o Programa de Gerenciamento de Riscos é obrigação do empregador.

Mas, o que é o PGR? Já mencionamos em outros textos, essa ferramenta tão importante e que é responsável por reunir os relatórios sobre riscos no ambiente de trabalho. Assim como, é nesse programa que especificamos as medidas preventivas e de contenção para cada área.

Por isso, falar sobre o PGR é tão importante para analisarmos os métodos de conservação, uso, manutenção e descarte dos EPRs. Pois, é nele que você vai especificar esses detalhes, assim como, definirá os métodos de manuseio do equipamento.

Assim, podemos notar que o PGR da sua empresa, deve atender as seguintes qualificações:

  • Informações de Segurança de Processo;
  • Revisão dos Riscos de Processo;
  • Gerenciamento de modificações;
  • Manutenção e garantia da integridade;
  • Procedimentos inerente a uma operação;
  • Capacitação dos profissionais;
  • Investigação de incidentes;
  • Plano de Ação de Emergência (PAE e PEI);
  • Auditorias.

As auditorias e monitoramento para revisão dos riscos, devem ser realizadas com periodicidade. Pois, é dessa forma que você conseguirá averiguar a necessidade de mudanças, por exemplo.

Como vimos, a capacitação do profissional, é parte fundamental do PGR. Por isso, hoje reunimos todas as informações que você precisa para instruir o seu colaborador sobre a utilização de máscaras de proteção respiratória.

máscara-capacete-e-óculos-de-proteção-sobre-superfície

Eficiência de máscara de proteção respiratória

Como dissemos anteriormente, constatar a eficiência de máscaras de proteção respiratória, é a melhor forma de assegurar sua adequação ao ambiente.

Assim, dispor de métodos para essa análise, é parte fundamental da rotina do usuário, para, assim, garantir sua proteção.

Da mesma forma, é preciso que o responsável pela Saúde e Segurança no Trabalho, faça a averiguação do uso correto dos itens.

Alguns dos métodos que devem ser realizados, no momento que antecede a entrada do profissional no ambiente de risco, são:

Manuseio correto do EPR

Antes de tudo, é preciso atentar-se ao manuseio correto da máscara de proteção respiratória para que, dessa forma, não haja contaminação.

Além disso, é nesse ponto que o seu colaborador realizará a primeira vistoria no equipamento, observando a integridade do dispositivo. Bem como, as condições de vedação da máscara de proteção respiratória.

É importante ressaltar que, a qualquer sinal de irregularidade, o técnico em segurança no trabalho deverá ser consultado. Assim como, as diretrizes para aplicação do produto, presentes em sua embalagem.

Outro passo a ser seguido, é a verificação de vedação do dispositivo, para que, assim, seja constatada a sua eficiência para a retenção de partículas e, também, excluir pontos de vazão de ar ao redor do equipamento.

Continue a leitura e saiba como funciona esse processo!

Verificação de vedação

A verificação de vedação, é feita todas as vezes que o profissional adentrar uma área de risco. Assim, é possível constatar o funcionamento do equipamento e tomar providências caso seja confirmada a irregularidade.

Da mesma forma, quando realizado um ajuste do EPR, é preciso verificar a adequação da máscara no rosto do usuário.

Vale ressaltar que a verificação de vedação não substitui o teste realizado para a adaptação do equipamento ao rosto do usuário, como veremos a seguir. Continue a leitura!

Teste de vedação

Apesar de terem nomes parecidos, os dois procedimentos apresentam diferenças quanto a sua realização.

Ao contrário do anterior, o teste de vedação, ou ensaio de vedação como também é conhecido, quantifica as partículas presentes no ambiente, no interior e exterior do EPR.

Desse modo, é possível constatar a adaptação do dispositivo ao rosto do usuário, bem como, a eficiência do sistema de vedação.

A principal característica do procedimento, é o uso de substâncias para quantificar particulados. Além disso, com a aplicação de sacarina, Bitrex ou fumos irritantes, é possível identificar de forma quantitativa e qualitativa dos componentes nocivos ao sistema respiratório.

Teste de pressão positiva

O teste de pressão positiva, é realizado através do bloqueio das válvulas do equipamento e exalação suave do usuário. Isso deve ser realizado até o momento em que o profissional não si mais a passagem de ar pelas laterais do equipamento.

Da mesma forma, é preciso se atentar à pressão no interior do equipamento, assim, constatando a eficácia da máscara de proteção respiratória.

Teste de pressão negativa

O teste de pressão negativa, é constituído pelo bloqueio das entradas e saídas de ar do equipamento. Assim, ao prender a respiração, o usuário deve constatar se o equipamento se fixou corretamente ao seu rosto.

Dessa forma, é possível observar sua eficácia, necessidade de manutenção ou troca do equipamento.

É importante levar em conta, que o teste deve ser realizado com cautela, assim, evitando danos nas válvulas do equipamento.

Busque por fornecedores de qualidade

Como vimos, propor um ambiente de trabalho saudável e seguro, não precisa ser um problema no dia a dia da sua empresa, mas sim, uma solução.

Para isso, contar com fornecedores de confiança que atuam com responsabilidade em relação às necessidades do cliente, é fundamental.

Além disso, é preciso atentar-se aos métodos de fabricação dos produtos, já que a qualidade dos itens é parte essencial da proteção do seu colaborador.

Da mesma forma, buscar por fornecedores que se proponham a explicar o funcionamento dos itens, bem como: a sua funcionalidade, métodos de manuseio, manutenção e descarte adequado, é o ideal.

É por isso que somos referência no mercado de filtração mundial, atuando no projeto, fabricação e distribuição de equipamentos filtrantes para diversos segmentos. Entre eles, podemos citar:

  • Healthcare & Safety;
  • Healticare Air and Gas;
  • Life Science.

Além disso, desenvolvemos os melhores métodos para atender da melhor forma as necessidades dos nossos clientes.

Saiba mais sobre nossas soluções através do nosso site ou, então, por meio do nosso catálogo de produtos.

Quer conhecer tudo sobre os melhores métodos para garantir o bem-estar e a segurança da sua equipe? Acompanhe nosso blog e entenda tudo a respeito!

Referência

www.segurancadotrabalho.ufv.br/manuseio-seguro-de-epr/

www.gvs.com.br/blog/health-safety/fit-test-entenda-porque-ele-e-tao-importante-na-vida-dos-usuarios-de-mascaras-respiratorias/