Life Sciences Healthcare Health Safety Facebook LinkedIn Youtube Instagram Instagram WhatsApp Pin Telefone E-mail Filtro Made with love by Platz"

A utilização de Equipamentos de Proteção Respiratória (EPRs) devem sempre vir acompanhados de meios para assegurar a sua eficiência, por exemplo, a verificação da vedação.

Isso porque, esses métodos auxiliam na garantia do bom funcionamento dos equipamentos.

Pensando nisso, é preciso entender o que diz o Programa de Proteção Respiratória (PPR), emitido pela Fundacentro, sobre as técnicas para garantir a segurança do colaborador.

Em seu 10° anexo, o PPR estabelece as recomendações para a verificação da vedação dos EPRs, com base na qualidade da atmosfera em que o trabalhador atuará.

Além disso, o programa define as regras para a escolha dos respiradores e máscaras que se encaixam melhor ao rosto do usuário.

Assim como, auxiliam na constatação da sua eficiência, nas mais variadas situações e ambientes.

Saiba tudo sobre a realização desse procedimento e descubra como aumentar a segurança no seu ambiente de trabalho, acompanhando a leitura!

Verificação da vedação dos Equipamentos de Proteção Respiratória

Como dito anteriormente, sabemos que a utilização de equipamentos de proteção em ambientes que apresentam riscos para o profissional é de extrema importância.

Porém, é preciso estar atento à eficiência do Programa de Proteção estabelecido, para que, por meio de seus resultados, seja possível implementar melhorias constantes.

Com isso em mente, o PPR estabelecida pela Fundacentro, informa sobre as recomendações para constatação da eficiência de EPRs que necessitem de vedação facial.

Dessa forma, por meio de testes de pressão positiva e/ou negativa, é possível proporcionar um ambiente mais seguro para os funcionários.

Além do mais, por meio do teste e verificação da vedação, podemos definir a necessidade de mudanças no Programa de Proteção Respiratória e, dessa forma, sempre proporcionar um ambiente mais seguro.

Mas, você sabe a diferença entre o teste e a verificação de vedação?

Teste de vedação x Verificação de vedação

Isso mesmo! Apesar de se referirem à mesma coisa, existem diferenças quanto a realização dos dois procedimentos.

Primeiramente, o teste de vedação, ou ensaio de vedação, tem como objetivo determinar se o respirador escolhido para a ocasião vai, de fato, se ajustar ao rosto do usuário

Assim, define-se, se o equipamento proverá a vedação necessária a ele, assim como, quantifica as partículas presentes no ambiente, fora e dentro da máscara.

Além disso, o teste pode ser feito através do método qualitativo que, ao contrário do quantitativo, utiliza soluções, como: sacarina, Bitrex e fumos irritantes, para constatar reações do usuário e definir a eficiência da vedação.

Já a verificação, ao contrário do teste, é feita todas as vezes em que o profissional adentra a área de risco, para assegurar a vedação do equipamento.

Da mesma forma, em casos de ajustes da máscara ou respirador, é preciso realizar verificações de imediato. Assim, caso constatado irregularidade, o profissional é retirado com urgência do ambiente.

É de extrema importância lembrar que, essa verificação não substitui o teste de vedação. Pois, não estabelece qual o equipamento ideal para o profissional e em quais ambientes e situações ele apresenta eficácia.

Assim como, deve-se restringir a entrada de funcionários em áreas de risco, que não tenham passado pela verificação da vedação do equipamento de proteção.

utilizar-a-verificação-de-vedação-é-essencial-para-garantir-a-eficiência-do-EPR

Teste de pressão negativa

Esse procedimento, indicado para dispositivos que apresentam válvulas em sua construção, é de extrema importância para verificar a adequação ao rosto do usuário.

Por meio do bloqueio das saídas e ou entradas de ar, o usuário deve prender a respiração e, assim, é possível observar se o equipamento se fixa no rosto do profissional.

Nos casos em que o equipamento se fixa, o profissional pode realizar as atividades com segurança. Pois, foi constatado sua eficácia.

Já nos casos em que, o equipamento não se prende ao rosto, no momento em que o profissional prende a respiração, é preciso reajustar o equipamento e realizar a verificação novamente.

Lembrando que a força exercida nas mangueiras e válvulas do equipamento, devem ser administradas com cuidado durante o bloqueio da passagem do ar.

Assim, evita-se o rompimento ou danos nos componentes que compõem o equipamento.

Além disso, durante o reajuste, caso seja necessário, é preciso evitar a tensão exagerada nos tirantes que prendem o equipamento, assim como, redobrar a atenção ao encaixe no osso nasal e no queixo.

Teste de pressão positiva

Ao contrário da primeira opção, o teste de pressão positiva é praticamente impossível de ser realizado em equipamentos de proteção respiratória que não apresentam válvulas de inalação e exalação.

Porém, nos casos a que é destinado, o teste apresenta eficiência na constatação de vedação entre o dispositivo e o rosto do usuário.

Dessa forma, é preciso, assim como o anterior, exercer certa pressão sobre as válvulas de exalação. Enquanto isso, o usuário deve exalar suavemente.

O procedimento deve ser feito, até o momento em que o profissional sinta uma leve pressão no interior do equipamento e não perceba mais, a passagem do ar pelas laterais do equipamento.

Quando a pressão dentro do Equipamento de Proteção Respiratória aumentar, é constatado a eficiência do dispositivo.

Caso o profissional note a vazão de ar pelas laterais do equipamento e/ou não perceba o aumento de pressão em seu interior, é necessário ajustar o equipamento e realizar o teste novamente.

Porém, é preciso atentar-se à pressão exercida nos tirantes do EPR, para que não comprometa ainda mais a vedação.

Além disso, em alguns casos, é preciso remover a cobertura da válvula de exalação, para um bloqueio mais efetivo. Essa ação, quando realizada sem os cuidados necessários pode danificar o equipamento.

Por isso, é preciso realizar esse teste com extremo cuidado, para que as características positivas de vedação do equipamento, não sejam alteradas.

A GVS

A GVS atua desde 1979 na fabricação de Equipamentos para Proteção Respiratória, dedicados a inúmeros setores industriais.

Através de tecnologia patenteada, desenvolvemos dispositivos que garantem a segurança dos seus colaboradores em diversos setores. Confira nossas soluções!

Sempre otimizamos os processos de criação, com a implementação de pesquisas e desenvolvimento tecnológico constante em nossos meios de produção.

É devido a isso que, hoje somos líder mundial na fabricação de filtros e EPRs para as áreas química, médica e industrial.

Oferecendo uma linha completa de equipamentos para auxiliar em diversas tarefas pertencentes aos diversos meios de produção e prestação de serviço que atendemos.

Quer ficar por dentro de todas as boas práticas para aumentar a segurança do seu ambiente de trabalho? Acesse o nosso blog e conheça nossas novidades!